quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Como preparar um sermão expositivo?







Por Davi Faria de Caires*

Um sermão expositivo é a explicação da Escritura. É o sermão que externa, que mostra e expõe uma verdade contida em um determinado texto das Escrituras. A principal função do sermão expositivo é tornar claro o texto bíblico, explanar o texto e dizer exatamente o que o texto quer dizer. Pregação expositiva é pregar a Palavra de Deus, e não ‘sobre’ a palavra de Deus.  Pregação expositiva é pregação centrada na Bíblia. O foco, conteúdo, as ideias, as divisões e a aplicação do sermão devem ser centrados na passagem bíblica, e não nos critérios, pensamentos e opiniões do pregador.
O sermão expositivo é essencialmente bíblico. Sua divisão é feita de forma lógica e cronológica, para que o ouvinte acompanhe com clareza o raciocínio do pregador. A preocupação primordial que o pregador deve ter na elaboração de um sermão expositivo é a de explanar o texto, isto é, dizer exatamente aquilo que o texto quer dizer. Isto posto, vamos a um exemplo prático sobre como preparar um sermão expositivo.

Exemplo de Sermão Expositivo

Texto base: “Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”. Esdras 7.10

Tarefas:
1. Dividir o versículo;
2. Analisar cada palavra;
3. Explicar e aplicar o texto.

Tarefa 1 - Identificar e destacar as principais palavras chave do versículo:

“Pois [Esdras] tinha [decidido] [dedicar-se] a [estudar] a [Lei do Senhor] e a [praticá-la], e a [ensinar] os seus [decretos] e [mandamentos] aos [israelitas].”

Retirar as palavras escolhidas e enumerá-las na ordem:
A - Esdras
B - Decidido
C - Dedicar-se
D - Estudar
E - [Lei do Senhor] + [decretos] + [mandamentos] = aqui juntei 3 palavras que possuem o mesmo sentido
F - Praticá-la
G - Ensinar
H - Israelitas

Tarefa 2 - Explicar e aplicar todos os pontos do versículo:

A - [Esdras] - Significado do nome: Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador. Esdras liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram de Babilônia em 457 a.C. Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés). Por ser escriba, ele tinha grande conhecimento da Lei de Moisés (ler Esdras 7.6 – “Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.”).

B - [decidido] – Esdras decidiu obedecer a Deus e à sua Palavra. Todos nós podemos fazer o mesmo. Apesar de nossa inclinação natural para o pecado, de certa forma temos a capacidade de firmar em nosso coração a decisão de seguir à Cristo e à sua Palavra. Conforme disse o salmista: "ESCOLHI o caminho da fidelidade; DECIDI seguir as tuas ordenanças" (Salmos 119.30), e mais adiante, ele diz: "Obedecerei constantemente à tua lei, para todo o sempre" (Salmos 119.44). Destaque: atitude do salmista, escolha e decisão.

C - [dedicar-se] – Esdras não apenas estudou, praticou e ensinou a Palavra de Deus. Mas ele se dedicou a tudo isso. Àquele que prega ou ensina a Palavra de Deus, deve se dedicar muito! (Leia Romanos 12.7: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;). Não podemos fazer a obra do Senhor de modo negligente, ou relaxadamente (Ler Jeremias 48.10: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente”).

D - [estudar] – Esdras estudava a Lei. A bíblia ensina que o crente deve estudar, meditar e examinar as Escrituras. Não apenas ler, de modo superficial. Deus exortando a Josué, disse: "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido." (Josué 1.8)

E - [Lei do Senhor] + [decretos] + [mandamentos] = Escrituras
A Bíblia é a Palavra de Deus, que aponta verdadeira condição do homem e o caminho da salvação. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias são verdadeiras e suas decisões são imutáveis. É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o guia do cristão. Deve encher a mente, governar o coração e guiar os pés. Devemos lê-la lenta e freqüentemente e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. Disse o salmista: "Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua LEI e a ela obedeça de todo o coração. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação." (Salmos 119.33-35)

F -[praticá-la] – Disse o pregador D.L. Moody: “A bíblia não foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas”.  Devemos ser praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes (Tiago 1.22).

G- [ensinar] – A grande comissão (leia Mateus 28.19,20) envolve: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar a Palavra de Deus. Essa é a principal tarefa da Igreja. Se essa não for a prioridade, estamos falhando. Mas não basta ir. Não basta batizar. A tarefa deve ser completa. Também é necessário ensinar as Escrituras.

H -[israelitas] – Esdras ensinou aos israelitas (Leia Gênesis 35.10-11). Israel é o povo que Deus escolheu para dele trazer o salvador ao mundo. A aliança de Deus com Israel não foi quebrada. Deus mantém sua aliança. Contudo, como gentios (não judeus), a igreja foi enxertada, e através de Cristo, descendente da linhagem de Davi, temos Salvação. (leia Romanos 11.17-18 e Romanos 11.1).


RESUMO - Exemplos de APLICAÇÃO PRÁTICA em cada ponto:

A - Esdras - todo crente é chamado para sermos cooperadores, auxiliadores e ajudadores da obra;
B - Decidido - como cooperadores, todo crente devemos ser decididos, convictos e resolutos;
C - Dedicar-se - exortação ao zelo e à dedicação;
D - Estudar - exortação ao estudo da Palavra de Deus;
E - [Lei do Senhor] + [decretos] + [mandamentos] = ressaltar a importância da Palavra de Deus para nossos dias;
F - Praticá-la - ressaltar a necessidade de praticar a Palavra de Deus;
G - Ensinar - estimular a reflexão sobre a necessidade de fazer missões;
H - Israelitas - ensinar sobre o Deus que cumpre aliança. Tal como a aliança com Israel está de pé até hoje, Ele permanece fiel com sua Igreja e com cada um de nós.


            Neste esboço acima vimos um exemplo de preparação e desenvolvimento de um sermão expositivo. As partes de cada um dos pontos devem ser dissecadas com cuidado, visto a riqueza de detalhes que cada texto bíblico encerra. Para esse meticuloso trabalho de preparo de sermões expositivos, é importante não fugir do texto. Fique nele. Explique-o. Não seja meramente teórico. Seja prático na aplicação da passagem escolhida. Estude bem o texto, cada palavra, cada frase. Não seja superficial. Tenha conhecimento pleno do texto que se pretende expor no sermão. Cultive a leitura sistemática e completa da bíblia. Todo texto bíblico deve ser interpretado em consonância com a Bíblia, pois a bíblia deve ser interpretada como uma unidade, e não somente a partir de textos isolados.


Obras consultadas
CABRAL, Elienai. Homilética: falando de Deus aos homens. EETAD: Campinas, 2006
LOPES, Hernandes Dias. Pregação Expositiva. São Paulo: Hagnos, 2008



Sobre o autor:
EDITORES:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com




Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

                                                                                                                       


                                                                                                                       

22 comentários:

  1. Excelente material, nos enriquece muito na preparação de sermão expositivo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querido amigo, pedagogia necessária para uma boa compreensão

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Aprendi muito com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Uma boa dica, mas ainda falta ensinar como estruturar o sermão. Explicar as janelas, etc...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo trabalho, Davi...Deus continue te abençoando grandemente... abraço...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Davi, excelente elucubraçao, estamos realmente precisando de pregadores expositivos e não de contadores de anedotas nos nossos púlpitos.

      Excluir
  7. Excelente exposição, muito claro e objetivo os exemplos me ajudou muito..

    ResponderExcluir
  8. Muito bom mesmo vou estudado a fundo

    ResponderExcluir
  9. Fui muito edificado, gostaria de aprender mais sobre pregação expositiva.

    ResponderExcluir
  10. Tem como me colocar no grupo teologia com propósito este é meu número 86 995355546

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, excelente conteúdo: rápido, objetivo e rico.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom vou me aprofundar. Parabéns pela iniciativa .Valeu mesmo estava precisando.

    ResponderExcluir
  13. Achei o que precisava.Conteúdo muito bom e exemplificado.

    ResponderExcluir
  14. Muito agradecida pelo belissimo trabalho vai me ajudar muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Já vi muitos ensinamentos sobre preparação de sermões, porém esse superou à todos. Pois o Autor,explica de forma simples e metódica. Obrigado pela dedicação. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom. Deus continue abençoando o irmão e toda a família grandemente.

    ResponderExcluir
  17. Hoje li, Rm 11.17,18.e não por acaso encontrei essa página. Precisamos orar e meditar nas escrituras todos os dias, é o meio que O Senhor proveu para nos relacionar com Ele.

    ResponderExcluir
  18. parabéns gostei Deus abençoe grandemente...

    ResponderExcluir