segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Juízo Final ou Grande Trono Branco




Por Joseone Bezerra da Silva*

INTRODUÇÃO

O juízo Final também chamado de Grande Trono Branco será o grande dia do ajuste de contas com todos individualmente. Não haverá injustiça, porque o Juiz (Cristo) é perfeito em Justiça (At 17.31). O Juízo Final ocorrerá depois do término do Reino milenial de Cristo, depois da condenação definitiva do Diabo e suas hostes. Na Bíblia, esse julgamento é explicitamente mencionado pela primeira vez por Daniel (Dn 7:9,10).

O QUE É JUÍZO FINAL?
Juízo Final é a ocasião em que Deus julgará toda a humanidade: “E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos” (Atos 10:42). Com exceção da Igreja que já terá sido submetida ao Tribunal de Cristo. O evento, que terá lugar logo após o Milênio e a derradeira rebelião de Satanás, assim descrito no Apocalipse:

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu- se outro livro, que e o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia: e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta e a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.11-15).


QUEM SERÁ O JUIZ?
Certamente será o Senhor Jesus Cristo, conforme Ele mesmo declarou: “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo” (João 5:22); “E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem” (João 5:27).
Sua Justiça será notória e exercida em todo universo, será julgamento do Ímpios desde Adão até o último homem da face da terra, todos os ímpios falecidos ressuscitarão com seus corpos literais e imortais (Mt 10.28; Jo 3.18). Todos os rebeldes serão castigados severamente, onde serão atormentados por toda eternidade. O Senhor Jesus sempre avisou sobre o julgamento enquanto esteve na terra.

Mt 11.22 Por isso, eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no Dia do Juízo, do que para vós.

Mt 12.36, Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.

Mt 13.41-42 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade.

42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes.

Lc 12.2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser revelado.

          A punição final do pecado é a morte eterna, ou seja, o Juízo Final contra o pecado (Hb 9.27). A morte eterna é a culminância e complementação da morte espiritual. Diz respeito à repugnância da santidade divina que requer justiça contra o pecado e contra o pecador impenitente. Significa a retribuição positiva de um Deus pessoal, tanto sobre o corpo como sobre a sua alma e espírito (Mt 10.28; 2 Ts 1.9; Hb 10.31; Ap 14.11) (TEOLOGIA PENTECOSTAL, pág. 326).

AS RESSURREIÇÕES

Sentido original. Duas palavras gregas (anastasis e egeiro) definem o termo ressurreição. Elas claramente indicam “tornar à vida”, “levantar se”, “despertar”, “acordar”.

Primeira Ressurreição

Divide-se em três fases distintas. A primeira fase refere se à ressurreição de Cristo e de muitos santos do Antigo Testamento, identificados como as “primícias dos mortos” (1 Co 15.20; Mt 27.52,53). Vários personagens importantes da historia do Antigo Testamento demonstraram sua confiança e crença na ressurreição. Abraão cria na ressurreição (Gn 22.5; Hb 11.17-19), (Jó 19.25-27); um dos filhos de Coré, cantor, salmodiava sobre a ressurreição (Sl 49.15). No Novo Testamento a doutrina da ressurreição foi declarada e ensinada por Jesus em seu ministério terrestre (Jo 5.28,29; 6.39,40 44,54; Lc 14, 13,14; 20.35,36). Ensinada e reafirmada pelos apóstolos e os pais da Igreja primitiva (At 4.2).  A segunda fase refere-se à ressurreição dos mortos em Cristo na era neotestamentária, a qual se efetuará no chamamento especial por ocasião da volta do Senhor Jesus sobre as nuvens (1 Co 15.51,52; 1 Ts 4.14-17). A terceira fase da primeira ressurreição refere se àqueles mortos no período da Grande Tribulação, os quais são chamados de “mártires da Grande Tribulação”. Refere se ao restolho da ceifa, isto é, as respigas da colheita (Lv 23.22; Ap 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5).

Segunda Ressurreição
Portanto, a “segunda ressurreição” é a da condenação (Jo 5.29b) e ocorrerá depois do Milênio e antes do Juízo Final. Os mortos que “não reviveram, até que os mil anos se acabaram” (Ap 20.5) ressuscitarão para o julgamento do Trono Branco: “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras” (Ap 20.13). Na verdade, o tempo da segunda ressurreição acontecerá no fim de todas as coisas, após o período do Milênio na terra, quando haverá o Juízo Final diante do Grande Trono Branco (Hb 4.13).

OS LIVROS
Segundo o livro “O Calendário da profecia” do Pr. Antônio Gilberto, nessa ocasião, vários livros serão abertos e tudo o que está gravado nos corações dos seres humanos, na parte mais profunda de seu ser, virá à tona (1 Co 4.5a). Apocalipse 20.12: “E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”.
Ninguém terá prestígio ou influência nesse julgamento, nem haverá posição de idade (At 8.10;26.22;Ap 11.18).

Alguns desses livros:
ü  O Livro da consciência ( Rm 2.15;9.21).
ü  O livro da natureza (Jó 12.7-9;Sl 19.1-;Rm 1.20).
ü  O Livro da Lei (Rm 2.12; Obs: a lei revela o pecado (Rm 3.20).
ü  O Livro do Evangelho (Jo 12.48; Rm 2.16).
ü  O Livro da nossa memória (Lc 16.25).
ü  O livro dos atos dos homens (Mc 12.36;Lc 12.7; Ap 20.12).
ü  O Livro da vida ( Sl 69.28;Dn 12.1;Lc 10.20; Fp.4.3).

 

Apocalipse 3:5“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”


Apocalipse 13:8 – “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

 

Apocalipse 17:8 – “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.”

 

Apocalipse 20:12 – “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”.

 

Apocalipse 20:15 – “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

 

Apocalipse 21:27 – “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”

 

Apocalipse 22:19 – “E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”


Uma coisa estamos certo sendo Deus perfeito em justiça terá uma lei para julgar os que estiverem sem lei, (Rm 2.12), Diante de Deus ninguém é inocente.

Naum 1.2,3 -  “O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.”


HÁ QUANTOS JULGAMENTOS?

Haverá sete julgamentos, o julgamento dos pecados dos homens, o auto-julgamento do cristão, o julgamento de Israel, o julgamento dos mortos ímpios que não iremos mencionar todos, mas iremos tratar somente três que ocorrerá entre o Arrebatamento ao Juízo do Grande Trono Branco.

O Tribunal de Cristo. Todos os salvos serão julgados pelas suas obras, para receber galardões. (Rm 14.10-12; 2 Co 5.9-10), não será julgamento para condenação (Rm 8.1). Mediante uma fé sincera, todo cristão é alcançado pela graça da justificação plena e eterna de Deus, eu todo crente responderá por suas ações.( Rm 5.1; 1 Co 3.13-15).

O Julgamento das Nações. O Senhor Jesus junto com sua igreja pisará na terra (Zc 14.4), para por fim a batalha do Armagedom. O Julgamento das nações também conhecida como julgamento dos Bodes e das Ovelhas. Ocorrerá depois da Volta de Cristo a terra para julgar as nações ímpias. ( Jl 3.2). as nações serão reunidas diante de Jesus e ele julgará individualmente.(Sl 9.8; Jl 3.12-14; Mt 13.40-46).

O Trono Branco. Esse será o último julgamento, o Juízo Final para condenar todos os que não foram achados escritos no livro da vida do Cordeiro. (Ap 20.5-11). Assim saberemos realmente quem serve a Deus e quem não serve. (Mt 7.21-23; 2 Pe 2.20-22). Deus conhece os seus, os que tem um relacionamento de Amor (1Co 8.3; Gl 4.9).


CONCLUSÃO
Somente através de Cristo somos justificados no momento em que por fé aceitamos a Jesus como salvador das nossas vidas.

Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Tito 3:7 - Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Amém...


MARANATA!!!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário de Escatologia. ( Rio de Janeiro: CPAD,2006)

ANDRADE, Claudionor Corrêa de.  Vem o fim, o fim vem: a doutrina das últimas coisas. Revista Lições Bíblicas, CPAD, 4º Trimestre de 2004.

APOLÔNIO, José, “ Revista Lições Bíblicas” – As Dispensações.3º trimestre de 1985. (Rio de Janeiro, CPAD, 1985).

BRUCE, F.F. Comentário Bíblico N V I : Antigo e Novo Testamento.( São Paulo : Editora Vida, 2008.).

GILBERTO, Antônio. O calendário da profecia (9ª Edição 1997) CPAD.de Janeiro: CPAD, 2006).

GILBERTO, Antônio. Daniel e Apocalipse. (Rio de Janeiro: CPAD, 1984).

OLSON, Nels Lawrence. “ O plano Divino Através dos Séculos, estudo das dispensações.( Rio de Janeiro, CPAD, 1981 6 ed.)

PEDRO, Severino da Silva. Apocalipse Versículo por Versículo. (São Paulo, CPAD,1985).

PEDRO, Severino da silva. Escatologia. “Doutrina das Ultimas Coisas” (Rio de Janeiro: CPAD, 1998).

PENTECOSTAL, Teologia Sistemática. Antônio Gilberto, Claudionor de Andrade Ciro Sanches Zibordi, Elienai Cabral, Elinaldo Renovato, Esequias Soares, Geremias do Couto, Severino Pedro da Silva, Wagner Gaby. (Rio de Janeiro, CPAD, 2008).

RENOVATO, Elinaldo. “Revista Lições Bíblicas - 1º trimestre de 2016”. (Rio de Janeiro: CPAD, 2016).

RYRIE, Charles. C. “Vem Depressa Senhor Jesus, (Porto Alegre: Chamada da Meia Noite,1999).


Sobre o autor:
Joseone Bezerra da Silva. É casado com Maria de Fatima Saraiva. Natural de Mossoró do Rio Grande do Norte-RN, onde congrega na Assembleia de Deus desde 2002 com o cargo de líder de setor de Discipulado. Formado em Bacharel em Teologia e pós graduado em ciências da Religião pela LOGOS  (Centro de Educacional Logos e Instituto de Teologia Reviver para Cristo), mestrado em Teologia (Universidade da Bíblia), Pós-graduado em Psicopedagogia (Apoena), exerce seu ministério com ênfase em Apologética, pregação, interpretação dos textos e aconselhamento bíblico. Contato: joseone-b-silva@hotmail.com



Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário