domingo, 7 de maio de 2017

O Pentateuco – Resumo e Visão Panorâmica




Por Davi Faria de Caires*


O PENTATEUCO
O Pentateuco foi escrito por Moisés, a despeito de haverem críticos liberais que tentam contestar a autoria mosaica, redundando em um “mosaico” (diversos autores). Este conjunto de cinco livros versa sobre os inícios: o início do cosmos, o início do povo hebreu, a origem da revelação de Deus ao homem e também a história de redenção ao mundo através do povo hebreu.


GÊNESIS
Gênesis, escrito por Moisés em 1443 aC, teve sua autoria questionada nos últimos séculos, desde 1671, por Spinoza. Afirmar que foram outros autores trazem sérias implicações negativas. Ao se negar a autoria de Moisés, abre-se precedente de negar a inspiração divina. Com isto, todos os dados históricos passam a ser questionados, dando origem à atribuição de mitos e lendas, ao invés de fatos verídicos e autênticos. Moisés escreveu Gênesis durante a peregrinação no deserto, após a experiência da sarça ardente. Utilizou-se também de fontes primárias e tradição oral, selecionando-as sob influência divina.
O livro de Gênesis abrange um período cronológico de 2369 anos, iniciando na Criação e culminando na morte de José. A ação geográfica dos eventos descritos em Gênesis é em todo o fértil crescente, o berço da humanidade. O objetivo deste livro é narrar a origem do homem, da criação, da queda e do plano de redenção. O livro prima também por ressaltar a soberania de Deus e a responsabilidade do homem para com o Deus soberano, com consequências claras para as ações de obediência e desobediência. Deus, como ser incriado e soberano, aparece no livro sem mencionar sua origem. O livro fala também de alianças feitas de Deus com o homem, além de mencionar juízos que Deus trouxe ao homem (Dilúvio, Babel, Sodoma e Gomorra...). Por fim, vê-se neste livro tipologias que apontam para Cristo (José, Isaque, Melquisedeque, Abraão...).


ÊXODO
Êxodo, escrito por Moisés em 1440, protagonista principal do livro, o nome do livro significa saída. O livro descreve Moisés em três períodos de quarenta anos cada: quarenta anos no Egito, quarenta anos exilado em Midiã e quarenta anos no deserto, na condição de líder de Israel. O cenário geográfico principal do livro é o Egito. O autor faz um panorama do Egito, com seus reis, religião e deuses. O objetivo principal do livro de Êxodo é descrever como Deus tirou o povo do Egito que vivia em idolatria e servidão e guiou-os pelo deserto. O livro culmina na travessia pelo deserto, onde recebem a Lei de Deus e ocorre também a construção do tabernáculo. A lei mosaica é um ponto central do livro. O objetivo da lei é revelar a santidade de Deus e a determinação de que o povo também deveria ser santo. A lei era, ao mesmo tempo, eterna e temporária. Os princípios morais são eternos, já as regulamentações do culto eram temporárias. E por falar em culto, estes eram feitos no tabernáculo, que tipificava a obra redentora de Cristo para trazer os pecadores a Deus.


LEVÍTICO
Levítico foi escrito em 1440 aC por Moisés, e significa “e chamou o Senhor”. O tema central do livro é purificação e santificação. Durante a peregrinação no deserto, o povo foi limpo da idolatria, e recebeu a revelação da Lei de Deus e o tabernáculo. A palavra sangue aparece noventa e três vezes. A palavra expiação aparece neste livro cinquenta e uma vezes, e a palavra santo aparece mais de noventa vezes! A palavra santo significa reservado para o Senhor.
O Livro de Levítico narra em detalhes como deveriam ser feitas as cerimônias religiosas no tabernáculo. Algumas destas festas são praticadas pelos judeus até hoje. O objetivo dessas festas era tríplice: fortalecimento político, reunião social e manutenção religiosa do povo. O número sete é um número bastante recorrente, que aparece diversas vezes, em dias, meses e anos.


NÚMEROS
Este título foi dado na tradução grega, devido ao censo que nele aparece. Mas o nome hebraico é “falou o Senhor”, ou “no deserto”. Este livro foi escrito por Moisés em 1405aC. Os fatos narrados no livro abrangem um período de trinta e oito anos.
O livro traz dados portentosos da peregrinação nos últimos trinta e oito anos pelo deserto, bem como do exército de seiscentos mil homens, sugerindo haver na época uma população total de no mínimo dois milhões e meio de pessoas entre o povo hebreu. Vê-se então que era um povo numeroso. A despeito disto, outra geração que nasceu no deserto entrou na terra prometida. Todos que saíram de Gósen (exceto Josué e Calebe), inclusive Moisés, morreram no deserto. Esta pena de morte, porém, não está relacionada à vida eterna. Receberam o castigo, porém não significa que estiveram privados de terem recebido a vida eterna.  


DEUTERONÔMIO
O título em hebraico significa “são estas as palavras”. Em grego, significa “repetição da lei”. Foi escrito por Moisés em 1405aC. O final do livro narra a morte de Moisés. Esse trecho foi acrescentado por outro autor, posteriormente. O período de tempo em que é narrada a história desse livro compreende o final da peregrinação no deserto, quando o povo estava prestes a ingressarem na Terra Prometida. O objetivo do líder Moisés era reiterar à nova geração a Lei de Deus, dada no monte Sinai.      Portanto, o conteúdo de deuteronômio, em grande medida, é uma repetição dos temas abordados nos três livros anteriores, com algumas diferenças no tom e no conteúdo. A abordagem em deuteronômio possui tom mais pastoral e exortativo, apelando à consciência e ao coração, e não apenas ao intelecto do ouvinte.
Quanto à unidade de Deus, o termo utilizado em Deuteronômio é echad¸ que pressupões uma unidade divisível, ao invés do termo yakeed, que denotaria uma unidade indivisível. Na revelação maior contida ao longo do cânon, vemos que Deus é composto de Pai, Filho e Espírito Santo, embora sendo único Deus. Deuteronômio é o livro mais citado no restante do antigo testamento, e foi também muito utilizado em citações por Jesus e seus apóstolos.  



REFERÊNCIA
Ellisen, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento: um guia com esboços e gráficos explicativos dos primeiros 39 livros da Bíblia. São Paulo: Editora Vida, 2007.





Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com


Se você gostou deste artigo, está autorizado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.



4 comentários:

  1. Amei todo o descritivo dos assuntos sobre Deuteronômio. Bastante claro, profundo, todavia simples de entender. Parabéns!É tremendamente importante haver no meio evangélico pessoas com capacidade, discernimento espiritual e sabedoria emanada de Deus.
    Agradecimentos.

    ResponderExcluir
  2. 5 livros do a.t. geniais a deuteronômio , é Moisés que fez o livro pentateuco : o tora

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo espetacular. Me edificou bastante. Gostaria de ver outros conteúdos do autor deste texto.
    Parabéns. Ernani . São Mateus. ES

    ResponderExcluir
  4. PARABENS BEM COLOCADAS AS PALAVRAS BEM DIRECIONADAS

    ResponderExcluir