sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Pode um cristão viver amasiado?





Por Davi Faria de Caires*


Em nenhum lugar a bíblia declara explicitamente em que ponto Deus considera um casal oficialmente casados. Contudo, a ausência de formalização explícita do casamento torna as cerimônias civil dispensáveis na igreja? No meu entendimento, a obrigatoriedade do casamento civil e religioso para cristãos está pautado na tradição. Defendo que tradição é útil e necessária. Defendo também que o casamento civil e religioso deve ser praticado.

Vou comentar sobre o peso e necessidade de uma tradição. Há um peso indissociável da tradição que pesa sobre o culto, a liturgia, os costumes e a vida da cristandade e igreja local. Se por um lado, essa tradição não pode sobrepujar ou equivaler à escritura, como fazem os católicos romanos, por outro lado não é indissociável à igreja local. É consenso que na cristandade reformada de que nas escrituras existe razoável liberdade para questões práticas e doutrinárias periféricas. Dentro dos limites doutrinários fundamentais, vivemos um espaço para diferenças periféricas, que resulta em diversidade nas liturgias, práticas, tendo como exemplo visível disto a existência de denominações. Essas diferenças, contudo, não descaracterizam a igreja protestante. E isso também é consenso.

Essa tradição é necessária, por exemplo, para o teólogo, haja vista que sua teologia deve ser consolidada na práxis, e vice versa. Seu discurso deve ser exercido na vida, e é a vida dá sentido ao discurso, em relação recíproca e dialética. Fé e obras. Bíblia e igreja local. Teologia e tradição. A tradição não é dispensável, porque é a prova histórica da cristandade. Se não existisse, a bíblia seria apenas um livro teórico. Mas a historicidade da igreja, ao invés de competir com a bíblia, confirma-a. Os credos e confissões são fruto de uma tradição da igreja. É uma tradição, útil. Não é imutável, visto que pode ser modificado, contudo, fornece meios úteis para defesa do evangelho e combate de heresias históricas que renascem de tempos em tempos, a exemplo do arianismo e semi-pelagianismo, só para citar dois exemplos. Neste caso, tanto o Credo de Atanásio e o movimento da reforma, respectivamente, são tradições históricas que sobrepujaram estas heresias e continuam sendo úteis ainda hoje. Não dá para dissociar igreja e tradição. Visto que a igreja é histórica, e possui uma tradição.

Citei no início os pormenores de uma igreja local. A tradição se reflete em liturgia, usos, costumes, etc. O que fazer? Retirar todo resquício de tradição e criar uma comunidade independente, do 'zero', sem vieses, pautada somente na palavra? Impossível! Estaríamos a partir daí criando outra tradição, com finas raízes antigas que insistiriam em perspassar toda tentativa de ruptura com o passado. Roupas, corte de cabelo, vestimentas, usos e costumes, tipos de comida, cerimônias de casamento... São construtos históricos e regionais, com diferenças visíveis de acordo com o tempo e o local. Igrejas diferentes lidam com essas questões a partir de tradições em que se alicerçam e pelo entendimento que possuem das Escrituras. Em tudo isso, há a liberdade cristã que Paulo escreveu em 1 Coríntios 8 - 10. Ao falar de alimentos permitidos ou proibidos, ao invés de simplesmente dizer sim ou não, Paulo discorreu com maestria, enaltecendo a importância da ética, do amor e do altruísmo que precisam predominar na vida cristã.

O cumprimento dos votos de amor e fidelidade conjugal são mais importantes do que a cerimônia, mas não dispensa-a. Não há mandamento bíblico para casamento no civil e religioso, contudo, considerando o peso e a necessidade da tradição na cristandade, é saudável e importante que esse costume sejam praticado. Casamento civil e religioso não contrapõe à bíblia. Se o casamento civil e religioso não contrapõe a bíblia; se a tradição possui papel vital na igreja, e se a ausência desta causa escândalos, então defendo que o casamento civil e religioso deve sim, ser praticado por todo cristão. 


Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com



Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.





Um comentário: