segunda-feira, 26 de junho de 2017

O Fruto do Espírito e o Caráter Cristão




Por Davi Faria de Caires*

         O trecho bíblico sobre as obras da carne e o fruto do Espírito é bastante conhecido:

Gálatas 5.19-22: Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (ACF)



CONCEITO: O FRUTO E A ÁRVORE
É esperado de toda árvore frutífera que dê seus frutos:

Gênesis 1.11: “E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.”

Gênesis 1.29: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.”

O fruto das árvores serve para germinar outras árvores (continuidade da espécie) e também para alimentar os animais herbívoros. É interessante notar que nenhuma árvore frutífera se alimenta de seu próprio fruto! Assim também, o crente produz frutos para multiplicação do reino e para edificação de outras pessoas.

O crescimento de uma árvore é lento, processual e gradativo. A videira, por exemplo, começa a dar frutos após 3 anos de existência. Do mesmo modo acontece com o cristão. Seu crescimento começa na conversão e vai culminar no dia da glorificação. A maturação do crente é um processo, e não um ato singular:

Provérbios 4.18:Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.


O QUE É O FRUTO DO ESPÍRITO?

Fruto do Espírito é a imputação do caráter de Cristo no crente, produzido através do Espírito Santo, com o objetivo de glorificar a Deus. Portanto, as virtudes do fruto do espírito são implantadas pelo Espírito Santo na vida do crente:

Tiago 1.17: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

Como crentes em Deus e nascidos de novo, fomos enxertados em Cristo. Portanto, a virtudes provêm d’Ele:

João 15.1,4,5:EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”


CARACTERÍSTICAS DO FRUTO DO ESPÍRITO
O fruto do Espírito é de origem sobrenatural, e portanto, NÃO pode ser produzido por capacidade humana. É uma virtude implantada por Deus. O homem natural não pode produzir o fruto do espírito. Somente aquele que é nascido de novo e regenerado pode produzi-lo, pois a fonte desta virtude reside no próprio Deus, e não no homem.

O fruto do espírito é também superior aos dons espirituais. Após discorrer sobre os dons espirituais, Paulo escreve:

1 Coríntios 12.31: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

Como se pode observar no capítulo posterior, esse caminho mais excelente é o amor. O amor é a base do fruto do espírito:


1 Coríntios 13.1,7,8,13: “AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”


COMO PRODUZIR O FRUTO DO ESPÍRITO?
         O requisito inicial e fundamental para produzir o fruto do Espírito é que haja arrependimento, regeneração e novo nascimento. Portanto, aquele que não é discípulo de Cristo e não teve novo nascimento não poderá produzir este fruto. É necessário também que o discípulo de Cristo dependa d’Ele, e mantenha um relacionamento com Ele. O cristão também deve andar em Espírito. Andar continuamente, e não apenas esporadicamente. Andar continuamente, de forma regular e estável:


Gálatas 5.16: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”


O discípulo de Cristo deve se parecer com o Mestre. Portanto, o Espírito Santo irá desenvolver no crente um caráter semelhante ao caráter de Cristo. Você é parecido com Jesus Cristo? Você anda, fala e se comporta como Jesus Cristo? Qual sua reação diante das provações? Jesus retira de nós tudo o que impede de frutificar. Provações é um aperfeiçoamento do caráter.

         O fruto do Espírito necessariamente irá resultar em boas obras. As boas obras não levam à salvação, mas todo aquele que é salvo irá produzir boas obras. O amor e o fruto do Espírito se revelam através de boas ações!

1 João 3.18: Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

Mateus 25.35-40:Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

         As boas ações manifestam-se no cuidado para com o próximo, tendo em vista que os mandamentos foram resumidos por Jesus por amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo com a si mesmo (Lucas 10.27).


O FRUTO DO ESPÍRITO E AS BEM-AVENTURANÇAS DO CRENTE

         O fruto do Espírito é bastante semelhante às bem aventuranças do crente:

Mateus 5.3-10
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”.


O termo bem aventurado seria melhor traduzido por ‘enceuzado’, ou seja, dentro do céu. O sermão inicia com “bem aventurados” ou “felizes”; felizes aos olhos de Deus, e não aos olhos do mundo. A cultura contemporânea valoriza muito a felicidade extrema. Porém o povo de Deus é o mais feliz da terra, pois a felicidade genuína não se baseia naquilo que a pessoa tem, mas naquilo que a pessoa é.

O sermão do monte fala sobre caráter. Um caráter: “os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores e os perseguidos por causa da justiça”. Essas oito qualidades expostas neste sermão são de natureza espiritual, e são responsabilidades espirituais de cada discípulo de Cristo. Elas não podem ser separadas, como se cada uma fosse opcional! Elas todas, inseparavelmente, formam o caráter daquele que é discípulo de Jesus e filho do Pai. Reputação se ganha (ou se perde) em um momento. Caráter se constrói através de uma vida. Lembremo-nos de José: sua reputação decaiu em um instante, ao ser injustamente acusado pela mulher de Potifar. Porém seu caráter permaneceu íntegro.

Por fim, o sermão do monte fala sobre benefícios e recompensas dados aos que são bem-aventurados: “porque deles é o reino dos céus, serão consolados, herdarão a terra, serão fartos, alcançarão misericórdia, verão a Deus, serão chamados filhos de Deus”. Influenciados pela cultura contemporânea, tendemos a pensar que que seremos recompensados por aquilo que fazemos. Mas a verdade bíblica é que o crente seremos abençoados por aquilo que somos. Para Jesus, há diferença entre ‘caráter’ e ‘reputação’.


CONCLUSÃO
O fruto do Espírito é o caráter de Cristo implantado no crente através do Espírito Santo para a Glória de Deus Pai. O amor é a fonte do fruto do Espírito, que se manifesta em diferentes virtudes através de boas obras e de um caráter ilibado, íntegro e irrepreensível. Todo crente deve frutificar! Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto que a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.


Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com


Se você gostou deste artigo, está autorizado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário