segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Lar, Família e Casamento: Crise Cultural ou Espiritual?

Resultado de imagem para família



por Davi Faria de Caires*


"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." - Sl 127.1


Muitas são as preocupações e ocupações do ser humano. O homem sempre se preocupou com segurança, abrigo e criação da família. Esse salmo toca em três grandes preocupações do homem: construção, segurança e criação do lar, da família. A palavra 'casa' possui dois significados. Na poesia hebraica, refere-se a moradia e família.

Esse versículo pode ser dividido em duas partes. Na primeira metade ("Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"), diz respeito aos atos de 'produzir' e 'construir'. A segunda metade ("se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela"), fala de 'guardar' e 'preservar'.

Trabalhamos para produzir e construir coisas, e também cuidamos em guardar e preservar o fruto do nosso trabalho. São apenas duas opções: (1) Deus realiza a construção e concede a segurança ou (2) Tudo é em vão. Não há terceira via! Não há outra opção. Nós trabalhamos para edificar a nossa casa e protegê-la. Porém, devemos reconhecer, sobretudo, que a prosperidade, a segurança e a fecundidade provém de Deus.

No presente século vivemos em tempos difíceis e trabalhosos (2 Tm 3). Vivemos em tempos de crise cultural em relação ao casamento e à família. O mundo contém valores que contradizem e se opõem frontalmente à palavra de Deus. O errado é tido como o certo, e o certo é tido como errado. São tempos difíceis. Provavelmente você conheça alguma família (até mesmo de cristãos) que passou por um divórcio. Como foi o impacto desse divórcio sobre essa família, e sobre os filhos? A igreja (de modo geral), poderia ter sido mais ativa na prevenção do divórcio e na restauração do casamento? De quais formas a igreja poderia ajudar? Pense nisto, antes de prosseguir na leitura deste artigo.

Há muitas verdades convivendo no dia de hoje, mas somente a Bíblia contém a primeira e última palavra sobre família e casamento.

         Definição:
De acordo com a Bíblia, casamento é uma aliança de exclusividade e fidelidade, monogâmica, vitalícia e indissolúvel entre um homem e uma mulher, selado diante de Deus (ainda que o casal não reconheça isso).

É monogâmico, pois ocorre entre duas pessoas, somente. Ao contrário do que alguns pensam, o casamento não é para sempre. O casamento é vitalício: dura até o final da vida. Não há casamento depois da morte. No porvir não haverá casamento entre homem e mulher. Somente entre Cristo e a Igreja. Por isto, o casamento é indissolúvel, e não deve haver separação. O que Deus uniu não separe o homem! O casamento é entre um HOMEM e uma MULHER. E ocorre na presença de Deus, pelo qual ele é a principal testemunha.

Há 50 anos atrás, em uma pregação, não era preciso definir 'casamento' e 'família'. Mas hoje em dia uma definição é necessária. Até alguns anos atrás, uma família 'normal' era constituída de pai, mãe e filhos. Porém este modelo tem sido visto como algo retrógrado e ultrapassado. Hoje em dia há muitas configurações de família. A palavra de ordem é diversidade e tolerância.

Hoje em dia não há um padrão. O padrão de pai, mãe e filhos é apenas uma opção, dentre tantas outras definições possíveis. Quando você faz um cadastro pela internet, não existe mais o gênero ‘masculino’ ou ‘feminino’. Você pode colocar uma infinidade de gêneros possíveis. Por falta de padrões, o que importa são os prazeres e a vontade própria.

Essa situação cultural é apenas a superfície da algo que está acontecendo em nível mais profundo. Esses valores culturais apenas refletem a situação espiritual da nossa sociedade. Os valores e fundamentos estão sendo corroídos e fragmentados. Deus, através da sua Palavra, já estabeleceu os padrões sobre família e casamento. Existe uma batalha espiritual. Existe uma guerra sendo travada neste momento. Satanás é inimigo de toda criação de Deus, e desde o jardim do Éden, ele tenta desfigurar e desconfigurar os padrões de família e casamento. O diabo não perde tempo, e desde o primeiro casamento, ele tem trabalhado 24hs por dia para desfacelar os relacionamentos através do pecado. Após a Queda, houve conflitos entre Adão e Eva, e os filhos foram atingidos, ocasionando no primeiro homicídio. Depois do pecado, houveram consequências de morte. Toda natureza foi também contaminada pelo pecado. Então esse problema não é apenas cultural ou social. A origem dessa desfragmentação de valores é de origem espiritual. Portanto, a solução para nossa sociedade, para a família e para o casamento deve ser de origem espiritual, e não apenas a nível de padrões ou de costumes.

Como igreja, precisamos urgentemente retornar aos princípios basilares das Escrituras, quando falamos em família e casamento. A palavra de Deus não depende de aprovação humana. Ela é eterna e absoluta, e não fica calada. Ela contém respostas e soluções para os males que afligem nossa sociedade. Foi Deus quem planejou a família. Foi Deus quem criou o casamento. A bíblia começa e termina com casamentos. Os três primeiros capítulos da bíblia e também os três últimos capítulos da Bíblia falam sobre casamentos. Confira em Gn 2.18,21-24; Ap 19.7; 21.9 e 22.17. O casamento é uma metáfora, uma parábola temporária de uma realidade muito maior e eterna: o amor de Jesus por sua igreja. O maior e principal casamento de toda história é o casamento entre Cristo e sua Igreja. Todo casamento -- mesmo que esteja oscilante; mesmo que esteja manchado pelo pecado e mesmo que o casal não dê a mínima para Jesus -- todo casamento é um retrato e uma metáfora entre o relacionamento entre Cristo e sua noiva; a Igreja. O casamento dar-se-á nas bodas, e ambos -- Cristo e sua Noiva -- deleitar-se-ão unidos para todo sempre, por toda eternidade, no Novo Céu e Nova Terra.

Mas o pecado manchou o plano perfeito de Deus para o casamento. O modelo cultural de hoje é: "que seja eterno enquanto dure". Por falta de padrões, vemos um número alto de divórcios. Por falta de padrões, hoje em dia é comum haver sexo fora do casamento. Trata-se de relacionamento sexual ilícito, e as consequências disso são notórias: gravidez na adolescência e o aborto; para citar apenas dois exemplos. Outro problema por falta de padrões é a homossexualidade. Os filhos são privados de serem criados com pai e mãe, com a figura masculina e feminina dentro de casa. Por falta de padrões, os papéis dentro de casa são voláteis, incertos e indefinidos. Qual o papel do homem? Qual o papel da mulher? O sexo (masculino e feminino) foi criado não apenas para determinar o gênero, mas também deve identificar toda estrutura de comportamentos. Por falta de parâmetros, há distorções, tais como o machismo ou o feminismo. Por conta da falta de padrões e pelo abandono dos valores bíblicos, a família e o casamento estão sendo destruídos, nos moldes que Deus planejou.

Satanás é inimigo da igreja, inimigo de Deus e inimigo da família e do casamento. O primeiro lugar que Satanás atacou foi o coração do homem (Pensamentos, vontade) no contexto do lar (família, casamento). Deus criou a família para espelhar e espalhar sua imagem na terra. Mas o diabo, astuto, infiltrou-se no jardim do Éden e enganou o primeiro casal com suas mentiras, desfigurando e distorcendo a imagem de Deus no primeiro casal.

Devemos orar e clamar por reavivamento da igreja no Brasil. Mas o primeiro lugar em que deve começar o avivamento é em nossas famílias. Como já lemos: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam..." (Salmo 127.1a). Um dos propósitos pelas quais Cristo veio a este mundo foi para resgatar a família pela sua obra na cruz. A única esperança para resgatar as famílias de acordo com a vontade de Deus é a obra da Cruz. A cruz vazia e o túmulo vazio, são dois vazios que preenchem a lacuna e o grande vazio do coração do homem.

A família é um campo missionário. Nossa família constitui-se em uma grande oportunidade para alcançarmos outras pessoas com o evangelho de Cristo. Pela graça de Deus, Cristo refaz famílias destruídas pela tragédia do pecado! Pela obra de Cristo na cruz e pelo poder do Espírito Santo, casamentos podem ser reconstituídos e reconstruídos. Por causa do pecado, a família e o casamento foram afetados, e não refletem mais com perfeição a imagem de Deus. É possível reverter os efeitos da Queda? É possível haver restauração na família e no casamento? Isso parece um enorme desafio. Será que isso é possível? A resposta está na bíblia: "Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1.37)

Mas então fica a pergunta: como Deus refaz a família?  Como Deus reconstitui e reconstrói famílias? Como Ele realiza esta obra?

Resposta:

pelo poder da Palavra e pelo poder do Espírito!

Comparemos Efésios 5.18 até 6.9 e Colossenses 3.16 a 4.1, especialmente os versículos iniciais:

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do  Espírito;" - Efésios 5.18

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria,  ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e  cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração." - Colossenses 3.16


O primeiro trecho fala sobre a plenitude do Espírito. O segundo trecho fala sobre a plenitude (habitação) da palavra. Ser cheio do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Compare os dois trechos, e verás que uma vida cheia do Espírito Santo e que é habitada e saturada pela Palavra de Deus produzirá os mesmos resultados:


Efésios 5.18 até 6.9
Colossenses 3.16 a 4.1

  • Edificação mútua
  • Adoração
  • Gratidão
  • Submissão mútua
  • VIDA NO LAR:
    • mulheres
    • homens
    • filhos
    • pais
    • servos
    • senhores

  • Edificação mútua
  • Adoração
  • Gratidão
  • Submissão mútua
  • VIDA NO LAR:
    • mulheres
    • homens
    • filhos
    • pais
    • servos
    • senhores



Aquele que é cheio do Espírito Santo e que é guardião e portador da palavra de Deus manifestará sua conduta dentro de sua própria casa. Os resultados dessa abundância serão vistas no lar. A principal evidência de transformação genuína será vista dentro de casa! O lar é onde somos o que somos. Lá nós tiramos a máscara. Se a fé cristã produz algum efeito, esse feito será visto no próprio lar. Se o nosso cristianismo é verdadeiro, ele terá que permear até mesmo a privacidade do nosso lar. Se nosso cristianismo não for visto no lar, será que de fato somos cristãos? Se o Espírito me controlar, os resultados serão vistos no meu lar.

Quando lemos as passagens acima, em Efésios e Colossenses, podemos nos questionar: porque esses trechos falam sobre família? Porque será que Deus chama atenção sobre os papéis das mulheres, dos homens e dos filhos? Os trechos são conhecidos por falarem de batalha espiritual e da armadura de Deus. É dentro do lar que a imagem de Deus foi manchada na Queda. Quando o pecado entrou no mundo, todos os relacionamentos dentro do lar foram afetados. Mas uma vida cheia do Espírito Santo e da Palavra de Deus será capacitada a restaurar a imagem de Deus perdida dentro do casamento e da família. Cristo, pelo poder do Espírito Santo e pela sua Palavra pode restaurar a imagem de Deus afetada e manchada pelo pecado no coração do homem. Que seja este o nosso alvo de vida: nossas famílias refeitas em Cristo pela presença do Espírito Santo e pelo poder da Palavra de Deus.



Referências:

Derek Kidner. Série cultura bíblica. Salmos 73 a 150: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1984.

Merkh, David J. Comentário bíblico lar, família e casamento: fundamentos, desafios e estudo bíblico-teológico prático para líderes, conselheiros e casais. São Paulo: Hagnos, 2019.

Köstenberger, Andreas J; David W. Jones. Deus, casamento e família: reconstruindo o fundamento bíblico. São Paulo: VIda Nova, 2015.




Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Casado, natural de Campinas-SP e residente em Atibaia-SP, acadêmico do Master of Divinity (M.Div) pela Escola de Pastores da Primeira Igreja Batista de Atibaia-SP (EPPIBA). Membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®






Nenhum comentário:

Postar um comentário