segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Milênio - um tempo glorioso para a terra




Por Joseone Bezerra da Silva*

INTRODUÇÃO
O Milênio será sem dúvida um reinado maravilhoso de Cristo na terra por mil anos (Ap 20.4). Terá início no fim da Grande Tribulação, quando o Anticristo e o Falso Profeta tiverem sido vencidos e satanás estiver preso.


O QUE É O MILÊNIO?

É um período de mil anos em que Jesus Cristo reinará sobre toda a Terra, como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 20.1-5). O Milênio será o cumprimento dos patriarcas profetas (At 3.21), que aguardavam o reino de paz (Sl 22.27,28; Is 11:4-9; 60:1-22; 65:8-25; Zc 14:6-9; 16-21). O milênio será a sétima e ultima dispensação, que será a dispensação da plenitude dos tempos (Is 2.2; Ef 1.10; Ap 10.7;11.15). Encontra-se por seis vezes a expressão de mil anos. Jesus reinará na terra sobre todas as nações. Seu reino será literal e universal. Ele vem para reger as nações como REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

          A palavra Milênio vem do latim “Mille” significa “ Mil” a palavra grega é Chilias, que significa “Um MIL”. O termo grego é usado no texto do capítulo 20 de Apocalipse para definir a duração do reino de Cristo.

“No Milênio Israel estará de posse de todo o seu território prometido por Deus a Abraão que nunca chegou a ser conquistado. "Os mansos herdarão a terra" (cf. Mt 5.5; SI 37.11). Essa promessa é feita a Israel, ainda que os gentios possam usufruí-la também. Nem mesmo no reinado de Salomão, quando Israel teve a sua maior extensão, não chegou a ocupar todo o território prometido por Deus a Abraão. O Milênio será um tempo glorioso, quando haverá bênçãos especiais, e será estabelecida a glória de Israel em toda a sua plenitude (Dn 12.12). Todos os que alcançarem materialmente o reino milenar gozarão de saúde, felicidade e paz, com a presença do Senhor. Aí Deus se manifestará como "Jeová-Shama", que quer dizer: “O Senhor está ali”. Que Deus nos ajude a participar das gloriosas bênçãos em nome do Senhor Jesus.” (O MILÊNIO, João de Oliveira, p.12).


TEORIAS SOBRE O MILÊNIO
O Milênio é assunto de muita controvérsia entre os estudiosos da Bíblia, por isso existem três teorias sobre a relação de tempo entre o Milênio e a segunda vinda:

1-       PÓS-MILENARISMO: defende que o Milênio também é antes da segunda vinda, porém, acha que será um tempo de prosperidade e paz advinda da pregação do Evangelho em todo o mundo. Para o Pós-Milenismo, o mundo ser tornará gradativamente um lugar muito bom, onde o mal será reduzido ao mínimo e as nações cooperarão entre si, cristianizando o mundo todo. No final desta era gloriosa, Satanás será solto, e então, Jesus voltará e o destruirá.

2-       AMILENISMO: segundo esta escola de intérpretes não haverá Milênio literal. A palavra amilenismo significa literalmente “nenhum milênio” como diz Hoekema, “não é muito feliz” (A  bíblia e o futuro), porque sugere que não exista um Milênio. Os amilenistas espiritualizam todas as referências relativas ao reinado de Cristo e as aplicam ao seu reinado espiritual. O Amilenismo entende que o milênio de Apocalipse 20 já está em atividade nesse momento, pois começou com a primeira vinda de Jesus e terminará na segunda vinda com a instauração dos novos céus e nova terra. Por isso, para o Amilenismo, o Milênio não é literal, mas espiritual.

3-        PRÉ-MILENARISMO: os pré-milenistas interpretam a Escritura literalmente, ou seja, Jesus vem para inaugurar o Milênio. As diferenças no método de interpretação da profecia levam a diferenças de teoria. Se tudo for simbólico em vez de considerado evento real, é possível fazer com que os símbolos signifiquem qualquer coisa que o intérprete deseje. Ao aceitar o livro de Apocalipse e as profecias do reino naturalmente, os pré-milenistas acreditam que na volta de Cristo Ele irá então, e somente estabelecer o seu reino de paz e justiça sobre a terra, em que Ele reinará juntamente com os remidos da era da Igreja sobre o remanescente salvo reunido de Israel e das nações gentias justas. O pré-milenismo não confunde Israel com a Igreja, nem a dispensação da Igreja com a era milenar.

O seguinte quadro nos ajudará a entender as diferenças entre esses três sistemas:


QUADRO COMPARATIVO ENTRE AMILENISMO, PÓS-MILENISMO E PRÉ-MILENISMO DISPENSASIONALISTA:

Amilenismo
Pós-Milenismo
Pré-Milenismo. Dispens.
Segunda Vinda
Evento simples, nenhuma distinção entre arrebatamento e segunda vinda. Início do Estado Eterno.
Evento simples, nenhuma distinção entre arrebatamento e segunda vinda. Início do Estado Eterno.
Segunda vinda em duas fases. Cristo retorna para buscar sua igreja e para estabelecer o Milênio após 7 anos.
Ressurreição
Ressurreição geral de crentes e incrédulos na segunda vinda.
Ressurreição geral de crentes e incrédulos na segunda vinda.
Três ressurreições: crentes na segunda vinda, judeus depois dos sete anos, incrédulos ao final do Milênio.
Julgamento
Julgamento geral de todas as pessoas.
Julgamento geral de todas as pessoas.
Julgamento na vinda, depois da tribulação e depois do Milênio.
Tribulação
Experimentada na presente Era.
Experimentada na presente Era.
Igreja é arrebatada antes da tribulação.
Milênio
Não literal. Crentes reinam com Cristo no céu e sobre a terra até a Segunda Vinda.
A presente era entrará no Milênio pelo progresso dos povos mediante o Evangelho.
Milênio futuro após a Vinda de Jesus. Reino milenar literal sobre as nações do mundo.
Israel e a igreja
Igreja é Israel no Novo Testamento. Nenhuma distinção entre Israel e igreja.
Igreja é Israel no Novo Testamento. Nenhuma distinção entre Israel e igreja.
Completa distinção entre Israel e igreja. Deus tem um programa para cada um dos grupos.
Defensores
L. Berkhof
A. Hoekema
W. Hendriksen
G. C. Berkouwer
Charles Hodge
B. Warfield
W. G. T. Shedd
L. Boetnner
L. S. Chafer
J. D. Pentecost
J. F. Walvoord

Fonte da tabela: http://www.ipsantoamaro.com.br/artigos/o-reino-milenar.html. Acesso em: 12 de Novembro de 2016.


QUEM ESTARÁ NO MILÊNIO?
Os crentes glorificados, consistindo dos salvos do A.T; os do N.T a igreja e os judeus salvos, os gentios absolvidos no Julgamento das Nações, todos sobreviventes da Grande Tribulação. Sendo que os salvos no arrebatamento, em estado glorificados, não estarão limitados à terra. Seus corpos ressurretos não serão limitados pelas coisas físicas como os mortais (Lc 24.39; Jo 20.19,27). O mundo finalmente saberá o que significa a expressão “paraíso na terra”.

A Igreja já estará glorificada com Cristo (Fp 3.20,21), regendo e julgando o mundo (1 Co 6.2; Ap 2.26,27). Haverá amplo conhecimento do Senhor o evangelho será pregado em todo o mundo pelos discípulos do Senhor (Is 54.13; Mt 24.14).

O Milênio será um governo Teocrático “Teo Deus + Cracia Poder, “isto é, o próprio Deus regerá o mundo na pessoa do Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo e que seu reino não terá fim (Lc 1:32,33; Dn 7:13,14). Todos os governos e reinos terão que se submeter-se à sua vontade porque será chamado Filho do Altíssimo. Será um reino terreno em que Cristo reinará em Jerusalém (Is 2.2,3; 62.4; 60.1-3; 66.20; Mq 4.8-13). Em muitas referências bíblicas vemos que o reino será terreno (leia Isaias 11 e Zacarias 14. 9-21). Os próprios apóstolos perguntaram o dia da restauração ( At 1.6,7).


PROPÓSITOS DO MILÊNIO
1.    Todos os povos provarão da Grandeza de Deus.
2.    Prisão de Satanás (Ap. 20.1-3).
3.    Restauração da terra ( Mt 19.27,28; At 3.21).
4.    Regeneração de Israel (Jr 31.31-34).
5.    Estabelecer o trono de Davídico (2 Sm 7.11-16).
6.    No Milênio é tempo de extrema felicidade, Jesus no governo e Satanás preso.
7.    A vida humana será prolongada como no princípio da humanidade (Is 65.20,22; Zc 8.4).
8.    Não haverá mais enfermidades isso contribuirá para a vida prolongada (Is 33.24), nem haverá mais guerras ( Mq 4.3).
9.    Não haverá vícios como álcool, drogas e fumos nem paralíticos (Is 35.5.6).
10. O senhor julgará com justiça no Milênio (Ap 19.15), ninguém se queixará de opressão e injustiça, prevalecerá a paz (Is 11.4).
11.  Nesse período haverá derramamento do Espírito Santo (Ez 39.29; Zc 12.10), sendo assim o Milênio o Reino para glorificar a Cristo  “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”, Já citado em cima.
12.  Teremos mudança no reino animal, todos os animais serão como no princípio (Gn 1.30 ; Is 11.6-8; 65,25; Ez 35,25).
13.  Haverá muita fertilidade no ser humano (Zc 8.4,5),
14.  Os óbitos serão reduzidos (Is 65.20),
15.  As praças estarão cheias de crianças (Jr 30.19;33.22;Os 1.10).


CARACTERÍSTICAS DO REINO MILENIAL
Será um período de completa manifestação da gloria de Cristo no Seu domínio, governo, justiça e reino (Is 9.6, Sl 45.4; Is 11.4; Sl 72.4; Dt 18.18,19; Is 33.21,22; At 3.22). Vários são os títulos e nomes de Cristo no Milênio. Ele é chamado: o Renovo (Is 4.2; 11.1; Jr 23.5; 33.15; Zc 3.8,9; 6.12,13); Senhor dos Exércitos (Is 24.23; 44.6); o Altíssimo (Dn 7.22-24); o Filho de Deus (Is 9.6; Dn 3.25); o Rei (Is 33.17,22; 44.6; Dn 2.44); o Juiz (Is 11.3,4; 16.5; 33.22; 51.4,5); o Messias Príncipe (Dn 9.25,26). Muitos outros títulos destacam as atividades do Rei Jesus.

Justiça. Somente os justos serão admitidos no reino (Mt 25.37; Is 60.21; 26.2). A justiça será sinônimo do Messias (Ml 4.2; Is 46.13; 51.5).

Obediência. Foi o propósito original de Deus na criação do mundo o estabelecimento de um princípio de obediência completa e voluntária a Deus. A árvore da vida foi colocada no Éden como uma prova de obediência (Gn 2.16,17). Diz a Bíblia que Deus sujeitou todas as coisas Àquele que é o Senhor (Ef 1.22).

Conhecimento universal de Deus (Is 11.9; Jr 31.34). O conhecimento estará disseminado e determinado em toda a Terra. Na verdade, todas as pessoas terão conceitos corretos sobre Deus, porque o mal estará detido naquele tempo.

Paz e prosperidade (Is 2.4; 35.1,2). A maldição do pecado estará detida, sem poder de alastramento. A paz será universal porque a sua base será a justiça do Messias.

Longevidade (Is 65.20,21, 22; 33.24). Uma vez que o mal estará detido, a vida física dos habitantes da Terra naqueles dias não sofrerá tanto como hoje. É verdade que as pessoas não estarão isentas da morte. Mas viverão muito mais.

No Milênio ainda haverá condições infavoráveis contra o governo de Cristo, mesmo Satanás ainda estando preso.

O Senhor não obrigara ninguém a adorá-lo; Ele continuará respeitando o princípio do livre-árbitrio (Zc 14.16-18; cf. Dt 30.19; 2 Cr 7.14,15). No entanto, como Ele e o único Rei e Senhor — e essa verdade será ainda mais patente no Reino Milenial —, quem não quiser adorá-lo sofrerá as consequências de sua má escolha (Zc 14.19; cf. Is 1.19,20) (PENTECOSTAL, Teologia Sistemática (Rio de Janeiro: CPAD, 2008).

No milênio provará que Satanás não tem poder sobre o homem, e sim as suas escolhas. Caravanas das nações irão a Jerusalém buscar a Lei do Senhor. (Is 2.3; Zc 8.20-23).
Isso não significa que o pecado seja removido da terra, morrerão apenas os que cometerem pecado para morte. Todos esses rebeldes serão julgados no Trono Branco os que morrerão, quer ainda no Milênio (Is 11.4). No Juízo Final será o julgamento de todos os mortos ímpios que não participarem da “primeira ressurreição” (cf. Ap 20.11-15).
Cremos que no Milênio haverá uma remoção parcial da maldade e das consequências do pecado original. A morte será apenas em caráter punitivo pela desobediência e rebeldia como vimos em cima. Os pecados só serão removidos até a Criação dos novos céus e da nova terra no estado eterno depois do Milênio.

POR QUE SATANÁS SERÁ SOLTO?
Essa atividade oferece a toda criação a supremacia do pecado e suas consequências. Satanás não mudará e mesmo assim alguns humanos, mesmo num mundo quase perfeito se manifestará a natureza pecaminosa.

Depois Satanás será liberto e todos os rebeldes se revelarão e incentivará a humanidade para confrontar o Todo Poderoso (Ap 20. 7-10).


 A NOVA JERUSALÉM.
A Nova Jerusalém é a cidade celestial que foi feita para ser o local onde Deus habitará juntamente com os homens que lhe foram fiéis e aceitaram a sua oferta de submissão e obediência à sua Palavra. É o local que substituirá o Éden como morada de Deus com os homens. Ela é explicitamente mencionada e revelada no capítulo 21 do livro do Apocalipse, mas, antes da visão do apóstolo João, já havia referências a ela nas Escrituras. O próprio Jesus já havia mencionado existir um lugar que seria por Ele preparado para que os seus servos nele habitassem para sempre com o Senhor (João 14:1-3). O objetivo de Deus é fazer com que tenhamos, novamente, um lugar onde possamos habitar com Deus, e a Nova Jerusalém é este local. Ela é “… a cidade que tem fundamento, da qual a artífice e construtor é Deus” (Hb 11:10), na qual Abraão, pela fé, esperava morar (Hb 11:10). Ela é a cidade desejada por Paulo, quando disse: “Mas a nossa cidade está nos céus…” (Fp 3:20). Ela é “… o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus” (Ap 21:3) ( LUCIANO,blog,2015)


CONCLUSÃO
       Alegremos e regozijemos ante a face do Senhor, porque ele vem para reinar. Podemos terminar dizendo:

“Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos, louvem-te os povos todos. Então, a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará”. (Sl 67.4-6)
                                            
MARANATA!!!



REFERÊNCIAS:
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário de Escatologia. ( Rio de Janeiro: CPAD,2006)

ANDRADE, Claudionor Corrêa de.  Vem o fim, o fim vem: a doutrina das últimas coisas. Revista Lições Bíblicas, CPAD, 4º Trimestre de 2004.

APOLÔNIO, José, “ Revista Lições Bíblicas” – As Dispensações.3º trimestre de 1985. (Rio de Janeiro, CPAD, 1985).

FROESE, Arno. Como a Democracia elegerá o Anticristo. (Porto Alegre: Actual Edições,1999).

FROESE, Arno. Perguntas frequentes sobre as Profecias. (Porto Alegre: Actual Edições,2003).

GILBERTO, Antônio. O calendário da profecia (9ª Edição 1997) CPAD.de Janeiro: CPAD, 2006).

GILBERTO, Antônio. Daniel e Apocalipse. (Rio de Janeiro: CPAD, 1984)..

ICE, Thomas. DEMY, Timothy. Verdade Sobre Milênio. (Porto Alegre; Actual Edições,2001).

ICE, Thomas. DEMY, Timothy. Verdade Sobre O Céu e a Eternidade. (Porto Alegre; Actual Edições,2001).

HOEKEMA, Anthony A. A biblia e o Futuro; (São Paulo : Casa Editora Presbiteriana, 1989)

LIETH, Norbert. As Profecias de Daniel, Perspectivas de Futuro. (Porto Alegre: Actual Edições,2004).

PEDRO, Severino da Silva. Apocalipse Versículo por Versículo. (São Paulo, CPAD,1985).

PEDRO, Severino da silva. Escatologia. “Doutrina das Ultimas Coisas” (Rio de Janeiro: CPAD, 1998).

PENTECOSTAL, Teologia Sistemática,( Rio de Janeiro: CPAD, 2008).

PENTECOSTAL, Bíblia de Estudo. ” João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida: CPAD, 1995.

OLIVEIRA, João de, “O milênio” O tempo em que Cristo estabelecerá seu domínio na terra, nos céus e nos mares( Rio de Jeneiro: CPAD, 1981)

RENOVATO, Elinaldo. “Revista Lições Bíblicas - 1º trimestre de 2016”. (Rio de Janeiro: CPAD, 2016).

RYRIE, Charles. C. “Vem Depressa Senhor Jesus, (Porto Alegre: Chamada da Meia Noite,1999).



Sobre o autor:
Joseone Bezerra da Silva
É casado com Maria de Fatima Saraiva. Natural de Mossoró do Rio Grande do Norte-RN, onde congrega na Assembleia de Deus desde 2002 com o cargo de líder de setor de Discipulado. Bacharel em Teologia e pós-graduado em ciências da Religião pela LOGOS  (Centro de Educacional Logos e Instituto de Teologia Reviver para Cristo), mestrado em Teologia Universidade da Bíblia), Pós-graduado em Psicopedagogia (Apoena), exerce seu ministério com ênfase em Apologética, pregação, interpretação dos textos e aconselhamento bíblico. Contato: joseone-b-silva@hotmail.com



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