segunda-feira, 14 de agosto de 2017

DEBATE - Ordenação feminina: mulheres podem ser pastoras? – #Parte 3




Transcrição do debate entre Adeildo Belisário e Adriana Santos sob o tema “Ordenação Feminina: mulheres podem ser pastoras?”, ocorrido em 28 de Maio de 2017 no Grupo de Estudos “Teologia com Propósito”.

Acompanhe abaixo o desenvolvimento deste debate, com pergunta dos leitores e respostas dos debatedores, que foi mediado pelo moderador Davi Faria de Caires, de Campinas-SP.

PERGUNTAS DOS LEITORES
PERGUNTA: “O Novo Testamento diz que, em Cristo, não há homem nem mulher, todos são iguais diante de Deus (“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” - Gálatas 3:28). Proibir as mulheres de serem oficiais da Igreja é fazer uma distinção baseada em sexo?” – (Pergunta enviada por Davi Faria de Caires)

Adriana Santos: O Novo Testamento também diz que todos somos sacerdócio real. Trata-se de questão cultural, e não distinção de sexo. Muitos vêem essa situação como uma medição de força e nisso quem perde é o reino de Deus.

Adeildo Belisário: O texto de Gálatas está se referindo à nossa condição de pessoas salvas e regeneradas em Cristo. Nada tem a ver com uma "discriminação" para determinado cargo. Se há alguma discriminação, ela é feita por Deus. A própria diferenças de sexo, já são prova de que, em certo sentido, somos diferentes. Só as mulheres podem ser mães! Só os homens podem ser pais. Agora, a liderança foi dada ao homem e isso antes da queda. Se queremos defender a bíblia, devemos defender as diferenças de papeis a ser desempenhados.

PERGUNTA: Numa sociedade e ambiente sócio-cultural e religioso e alguns até misógenos sob o papel da mulher num ambiente greco-romano e judaico- cristão, porque Paulo usa os termos em relação a Febe que seria possível diaconisa de prostatěs  (protetora) e systatikõs ou hêpaineô  (altamente recomendada ou elogiada) um termo que não era comum a uma mulher, só um líder ou autoridade masculina para representar e levar as cartas, por exemplo, a de Romanos ? – (Pergunta enviada por Fabrício)

Adriana Santos: Febe e outras mulheres desenvolveram papéis de liderança. A prova disso é que Febe era uma mulher de responsabilidade que Paulo deixa-a responsável  para entrega da carta. Isso só reforça minhas convicções.

Adeildo Belisário: Não é claro se Febe era diaconisa. O termo ali é "servir". E o aspecto da cultura influenciou sim a postura de Paulo a recomendar e elogiar Febe. A questão de ‘prostates’ não deve ser levada ao extremo de fazê-la um protetor nos moldes de provedora.  Se assim o for, Cristo também era submisso às mulheres que andavam com ele e os discípulos, e sabemos que ele recebia ajuda financeira delas. Isto posto, não podemos dizer como um homem mais antigo: “eu estou pagando, eu mando”! Servir não é ser líder.

PERGUNTA: O conceito da submissão feminina ensinado na Bíblia não acarreta inevitavelmente o conceito de que o homem é melhor e superior à mulher?” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adeildo Belisário: Não! Ser submisso não é ser inferior. Ser submisso a uma liderança civil (presidente) não me faz menor em dignidade, respeito, honra, moral, intelecto, sentimentos e capacidades. De maneira mais clara, somos submissos ao "cargo" mais que a "pessoa que o ocupa". Devemos separar o que a bíblia fala de nossa natureza e nossa missão como pessoas e servos de Deus.

PERGUNTA: A mulher pastora também deve ser a cabeça do marido? -  Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adriana Santos: Mulher como líder não é cabeça da igreja nem do marido. A Bíblia só menciona um cabeça da Igreja: Jesus Cristo. A Bíblia diz que o marido é cabeça da esposa e não que o homem é cabeça da Igreja.

PERGUNTA: Dom é sinônimo de ordenação? Os requisitos são claros. Ninguém quebrou mais paradigmas do que Jesus. Ele não escolheu nenhuma mulher para ser apóstola, apesar delas participarem do seu ministério. Em 1 Timóteo e Tito 1,  percebe-se que o dom do ensino é apenas um dos requisitos. Há outros, como por exemplo, governar a própria casa e ser marido de uma só mulher, que não podem ser preenchidos por mulheres cristãs, por mais dons que tenham. Marido e não esposa de um... Como justificar a ordenação como sendo cultural, à luz da Bíblia? Jesus estava preso a uma cultura? – Pergunta enviada por Jeconias Fontinele da Silva

Adriana Santos: Jesus escolheu doze homens para serem discípulos e doze homens judeus. Dentre eles, nenhum era gentio. Esses homens, após a ascensão de Cristo, se tornaram apóstolos. Jesus sim quebrou várias questões culturais. Homem não podia falar com mulher. Mas ele falava. Homem não podia ensinar mulher, pois era vergonhoso, e ele parou na casa de Maria e Marta e ensinava Maria. Tem a uma mulher o encargo de anunciar que ele havia ressuscitado. Quando a promessa da descida do Espírito Santo se cumpriu, estava os homens e todas as mulheres que acompanhava Jesus e todas receberam a virtude do Espírito Santo, assim como os homens.

PERGUNTA: “Em 1Timóteo 3.11, ao descrever as qualificações do diácono, Paulo se refere às mulheres: “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo”. Este versículo não prova que havia diaconisas nas igrejas apostólicas?” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adeildo Belisário: Bom, os teólogos se perguntam porque Paulo interrompe o fluxo normal do discurso. Alguns teólogos acham que Paulo fala das mulheres dos diáconos. Eu penso que esse "da mesma sorte" tem um valor de "mudar o foco de ação". Ele esta dando recomendações a um grupo, "da mesma sorte", instrução a outro grupo, "da mesma sorte", e fala a um terceiro. Não podemos dizer que o último grupo vá fazer TODAS as recomendações que foram dadas aos três grupos.

PERGUNTA: A Bíblia não contém o ensino de que homens são melhores que mulheres; tampouco contém o ensino de que os homens são iguais às mulheres. Sempre o ensino bíblico é dado a cada um, homem e mulher e os seus papéis no plano de Deus para a humanidade. Isso nos remete à igualdade entre ambos perante Deus e principalmente a papéis diferentes perante Deus. Tendo em mente a declaração paulina dada a Timóteo: “Porque se um homem não consegue governar a sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?” (1 Timóteo 3.5), gostaria de ouvir sua opinião sobre a questão a seguir, se possível, com referenciação veterotestamentária e neotestamentária. A quem Deus deu a prerrogativa do governo: para homens ou para mulheres? - Pergunta enviada por Luís Roberto de Souza


Adriana Santos: O texto diz a respeito dos bispos, que governem bem sua casa, ou seja, diz respeito à administração. Pois vemos que alguém que tem a responsabilidade de cuidar de um povo não consegue nem o menino que é administra sua casa aí não servi para o ministério. Mas governar diz respeito administração e a mulher também tem esse papel de administração, mas isso não significa que ela está mais no controle. Mulher sábia edifica a casa. E só mantém uma casa edificada com boa administração e bom governo.

PERGUNTA: “Onde está na Bíblia que somente homens podem ser pastores, presbíteros e diáconos? Existe algum texto na Bíblia que diga claramente “é proibido que as mulheres sejam ordenadas ao ministério”?” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adeildo Belisário: Não há na bíblia um verso que diga categoricamente que mulher não pode ser pastora. Mas para mim é suficiente Efésios 5:22ss e as qualificações dos presbíteros. Como falei antes, as próprias qualificações não são "unissex". Tem coisas que só homens podem preencher! A mulher é importante no ministério? Sim! Mas debaixo da autoridade e responsabilidade do homem. A submissão é bíblica, mas a opressão é um desvio do plano de Deus.

PERGUNTA: “Podemos afirmar que o patriarcado, conforme o encontramos na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, é uma instituição nociva e perversa que denigre, inferioriza e humilha a mulher?” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adeildo Belisário: O patriarcado é bíblico e é o plano de Deus para nossas relações aqui na terra. Mas não posso negar que durante toda a história a mulher foi oprimida e injustiçada pelos homens. Isso mostra como a maldade humana distorce a vontade de Deus. Eu afirmo que o machismo é o patriarcado executado sem amor, respeito e dignidade que só existe na vontade de Deus. A libertação da mulher nesses dois séculos foram uma reinvindicação que deveria ter sido feita por homens! Baseados no amor sacrificial de cristo! O feminismo hoje está extrapolando seus pedidos. O que foi legítimo nos primórdios (igualdade de raça) agora é despropositado (independência). Nesse assunto ninguém é independente de ninguém.



Na próxima semana será postada a última parte deste debate. Aguarde!


Se você gostou deste artigo, está autorizado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário