segunda-feira, 21 de agosto de 2017

DEBATE - Ordenação feminina: mulheres podem ser pastoras? – #Parte 4




Transcrição do debate entre Adeildo Belisário e Adriana Santos sob o tema “Ordenação Feminina: mulheres podem ser pastoras?”, ocorrido em 28 de Maio de 2017 no Grupo de Estudos “Teologia com Propósito”.

Acompanhe abaixo o desenvolvimento da última parte deste debate, com pergunta dos leitores e respostas dos debatedores, que foi mediado pelo moderador Davi Faria de Caires, de Campinas-SP.

PERGUNTAS DOS LEITORES

PERGUNTA: A geração apostólica, dentre outros fundamentos doutrinários, teve a função de traçar o perfil psicológico, social e espiritual de um cristão que fosse candidato ao ministério pastoral. Existe no Canon neotestamentário as chamadas "epístolas pastorais", e nelas a tônica do texto é a sucessão apostólica que se daria pelos bispos, presbíteros, pastores e anciões. Tendo essa literatura em vista, eu gostaria de aprender onde os apóstolos ao prepararem seus respectivos sucessores fizeram alusões às características de uma candidata ao pastorado? Ou seja, onde os apóstolos apontam os requisitos de uma pastora ? – Pergunta enviada por Luís Roberto de Souza

Adriana Santos: Já comentei anteriormente que Paulo fala sobre os dons ministeriais. Em Efésios 4.11 lemos: “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres”. E vemos que dom pastor está contido entre os dons ministeriais concedidos pelo Espírito Santo. Sabemos também que na igreja primitiva não houve ninguém com título de pastor, e o único que se denominou pastor foi Jesus Cristo. O título de pastor nem após a morte dos Apóstolos foi usado. Somente eram utilizados os termos presbítero e diácono. Após disto haviam os discípulos de apóstolos que também conhecemos como pais da Igreja .

PERGUNTA: A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas e homem e mulher são imagem e semelhança e ícones com o pai. Se de fato a Bíblia não dá respaldo bíblico para ordenação feminina ao ministério (pastoral e diaconato) pergunto então as conversões e frutos advindos desse "ministério exercido por uma irmã não teriam ou seriam aprovados por Deus? Nesse caso, uma pergunta retórica, Deus entraria em contradição com sua própria palavra ou consigo mesmo meu caro Adeildo? – Pergunta enviada por Fabrício Barreto
Adeildo Belisário: Bem, essa pergunta é difícil e vou tentar ser o mais amável possível. Sermos iguais em capacidades já nos torna aptos a realizar as mesmas tarefas. Deus pode usar mulheres, como usou Débora, e se estudarmos o livro inteiro, vamos ver que Débora foi levantada por Deus numa situação de exceção. E Calvino falou numa regra que dizia: ‘Deus usar algo de maneira extraordinária não desfaz sua maneira ordinária de agir’. Com relação às mulheres que hoje estão em postos de liderança, estão numa situação, A MEU VER, similar ao do jugo desigual, que não é, por si só pecado, mas altamente desrecomendavel. E não é pelo fato de estar dando certo um ministério feminino que ele é autorizado por Deus. Não posso ser um tipo de donatista achando que casamentos e sacramentos não tem valor por serem ministrados por elas. Penso que na ausência de um homem a mulher possa assumir, em prol do rebanho. Mas isso numa postura completamente diferente de um pastor normal e deixando sua posição quando se mostrar homens aptos para o cargo. Isso é o que penso, mas posso estar errado.

PERGUNTA: “Existe base bíblica para ordenação de mulheres ao episcopado? Sim ou Não? Justifique.” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires
Adriana Santos: Não. Se há não defendo. Mas defendo pastorado feminino.

PERGUNTA: Desde o começo dos tratos de Deus com a humanidade, vemos um padrão de liderança do seu povo. Apesar da  mulher ter sido enganada, em Romanos a bíblia responsabiliza a Adão pelo pecado ter entrado no mundo porque ele era o cabeça. No Israel antigo sempre vemos homens liderando a nação, seja na forma de Juízes ou Reis. E na congregação cristã os homens são descritos na Bíblia como sendo os encarregados de supervisioná-la. Os doze apóstolos designados de Jesus eram todos homens, e eles que foram mais tarde designados como responsáveis por ela. Vemos um padrão claro na Bíblia sob esse assunto. Então porque hoje, esse padrão tem de ser diferente? Porque ele mudaria? – Paolo Duarte

Adeildo Belisário: O padrão bíblico é o homem como representante, a mulher como sua ajudadora nessa tarefa. Ao longo da história vemos os exemplos disso. As exceções existiram, mas num ponto especifico, não houve sacerdotisas. E o modelo do éden deve ser buscado ainda hoje. A punição da raça humana só se materializou quando adão pecou.

Adriana Santos: Houve juízas também governando seu povo. Os homens sempre foram posto com a responsabilidade mesmo. Mas se tem uma mulher capaz e que atende os preceitos bíblicos porque ela não poderá exercer a função no ministério de pastoreio?  Mulher poder contribuir para o avanço do Evangelho como muitas contribuíram lado a lado com o apóstolo Paulo. Filipenses 4.2-3: “Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”.

PERGUNTA: “Há abundantes provas na Bíblia de que as mulheres desempenharam papéis cruciais, ocupando funções de destaque e sendo instrumento de bênção para o povo de Deus. Isto não prova que elas, hoje, podem ser ordenadas e exercer liderança?” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adeildo Belisário: Não prova não, mas prova que elas são essenciais nas suas atuações.  Ser importante e essencial não pode passar por cima de um modelo estabelecido por Deus, mesmo dando milhões em arrependidos!


PERGUNTA: “O ensino de Paulo sobre as mulheres na Igreja se aplica hoje? Não estava ele influenciado pela cultura daquela época, que era muito diferente da nossa?” - Pergunta enviada por Davi Faria de Caires

Adriana Santos: Sobre a igreja de Corinto, pode ser aplicado sim, mas por completo como o uso do véu. Não podemos usar partes. Ou universaliza a carta ou entende como ela é um contexto histórico. Gênesis 2.18: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora /Adjutora/Companhia que lhe seja idônea”. O Hebraico desta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante. Esta palavra já vem de uma outra raiz que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra “ajudadora” é a primeira vez que ela está usada na Bíblia e é traduzida ajuda também em muitos versículos na Bíblia. A mulher tem uma posição de um nível de alta importância em todas as áreas. Como ajudadora e auxiliadora ela deve sempre procurar a melhor decisão em favor da sua família e na demais áreas junto com seu esposo. A mulher como ajudadora e auxiliadora terá às vezes que mostrar a seu esposo qual melhor decisão para se tomar. Isso não faz com que ela seja cabeça dele, mas a mulher sábia que edifica e sabe intervir no momento certo. Como líder, ou seja, como pastora, a mulher nunca deixará de ser auxiliadora e uma adjutora, pois esse é todo papel de um líder espiritual: auxiliar, ser companheiro, ajudador para que o rebanho do Senhor siga a Cristo e não se deixe se embaraçar por caminhos tortuosos.

Adeildo Belisário: Os textos de Paulo possuem aspectos culturais e princípios acima da cultura. Por exemplo, o uso do véu é um aspecto cultural, mas qual é o princípio embutido? A submissão!  A submissão não é cultural, da mesma forma que cabelo comprido não denota submissão para o homem. Como era naquela época. Vale notar que Paulo usa argumentos teológicos e bíblicos para reafirmar a submissão da mulher.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Adeildo Belisário: Quero agradecer a Adriana, grande debatedora. E a todos os que acompanharam. Espero ter contribuído para a edificação dos irmãos. E que as mulheres coloquem as mãos nas respectivas consciências. Que cada dom dado por Deus deve ser usado para Deus como ele mesmo prescreveu! Queria que as mulheres, pela sua garra e força para lutar pelo evangelho canalizassem essa força para ajudar os homens a ser o que eles foram formados para ser. Não é bom que o homem faça a tarefa sozinho. Deus nos abençoe.

Adriana Santos: Agradeço o apoio de alguns participantes aqui mesmo alguns não concordando comigo vieram no privado me dar forças. Deus abençõe. Agradeço também o Adeilton na verdade me surpreendeu confesso que havia preparado para algo mas veio outros argumentos que na sua maioria não estudei. Mas me senti bem com um oponente como você na verdade pareceu que dependíamos o mesmo assunto mas com pontos de vista diferentes. Deus abençoe.  Agradeço a todos e em especial também o Pr Alcione.


Se você gostou deste artigo, está autorizado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.



Um comentário:

  1. Mas o pecado se originou no coração de satanás nas hostes celestiais

    ResponderExcluir