sábado, 4 de fevereiro de 2017

Continuísmo versus Cessacionismo: qual das visões está correta? [PARTE 2]





Transcrição do debate entre os teólogos Renato Oliveira Pimentel e Cleuberth Lima, sob o tema: "Continuísmo versus Cessacionismo", ocorrido dia 29 de Janeiro de 2017 no Grupo de Estudos “Teologia com Propósito”.


         Veja abaixo a posição de cada teólogo neste tema:


Renato Oliveira Pimentel:
“Eu pretendo defender a doutrina continuísta, visto que não existe em lugar nenhum das escrituras sagradas algo que diz o contrário a isso.”


Cleuberth Lima:
“Neste debate, irei defender o cessacionismo por acreditar que tal sistema teológico interpretativo é coerente que os textos bíblicos que tratam dos dons carismáticos.”


Confira abaixo o desenvolvimento da segunda parte deste debate, com perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

Para ler a primeira parte deste debate, clique aqui.


Renato Oliveira Pimentel: [PERGUNTA]

Se os dons cessaram, como a seguinte profecia se cumprirá completamente?


"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça."
(Atos 2:17-19)


Cleuberth Lima: [RESPOSTA]
Acredito que você não citou o trecho de uma profecia a se cumprir, ou em cumprimento, mas, o que você fez foi extrair do Livro dos Atos uma citação feita por Pedro do trecho de Joel 2:28-32.

Pedro cita a profecia feita por Joel séculos atrás (séculos antes da pregação de Pedro) para afirmar que o que estava ocorrendo (o Espírito foi derramado sobre todos que estavam reunidos no cenáculo e pessoas de todas as partes do mundo foram atraídas, naquela ocasião, para ouvir sobre o Senhor) era o cumprimento do que Joel profetizou.
Então, em Joel temos a promessa.

Em Atos 2.16, de onde você retirou o texto, Pedro diz que temos o cumprimento. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel. Logo, concluo que em Atos não há uma profecia referindo-se a algo a ocorrer em nossa era; mas, uma citação de Joel com base na qual Pedro afirma que o que estava ocorrendo ali era o cumprimento daquela profecia. A profecia de Joel, quanto ao derramamento do espírito já se cumpriu no primeiro século. Não existem profetas (a não ser os expositores da mensagem escriturística) em nossos dias.


Renato Oliveira Pimentel: [RÉPLICA]
Imaginei que sua resposta fosse ser assim. A profecia de Joel, quanto ao derramamento do espírito já se cumpriu no primeiro século. Quando Pedro diz a referida frase do vs.16 de atos 2, ele vai usar a palavra "στ". Para quem não entende, στ é uma palavra que está na terceira pessoa do singular do presente do indicativo da palavra "ειμι". Essa declinação tem um significado muito importante. Nas traduções mais usadas, ela é traduzida como algo, não que "aconteceu", mas que está acontecendo. Isso quer dizer, que o período conhecido como "Últimos dias", apenas começou no evento do pentecostes.

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar."
Joel 2:28-32


Como foi bem lembrado por você, Pedro estava mencionando a profecia de Joel e pode-se ver que não foi totalmente cumprido. Estamos vivendo o "tempo da igreja" ou "Últimos dias" e a grande marca desse tempo é que qualquer um, pode ser agraciado com os dons espirituais, até que venha "O grande e temível dia do YHWH".


Cleuberth Lima: [TRÉPLICA]
Concordo que Pedro, literalmente, disse: o que está acontecendo. Óbvio, literalmente, o fenômeno ESTAVA ACONTECENDO enquanto ele falava. A PROFECIA ESTAVA SE CUMPRINDO ali. Lucas relata o fato de modo vívido, levando-nos ao presente momento em o fenômeno aconteceu e Pedro passou a proclamar. Portanto, usa palavras que nos colocam, como leitores, no presente momento vivido por Pedro, diante de algo que está acontecendo agora na percepção do leitor (mas, não literalmente neste instante concreto).

Por outro lado, deixei claro em meu texto: "A profecia de Joel, quanto ao derramamento do espírito já se cumpriu no primeiro século." Não quanto a todos os detalhes.

Quanto à invocação do nome YHWH. Tal invocação se daria depois/a partir do derramamento do espírito: derramarei do meu espírito... então, isto e aquilo ocorrerá... e... todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo.

Deus derramou seu espírito, inúmeros fenômenos espirituais aconteceram naquele dia, Pedro pregou e milhares de pessoas invocaram ao nome de YHWH.

Quanto a invocação do nome de YHWH para a salvação, isto não é algo dito apenas em associação ao derramamento do espírito, mas, essa é uma solução para todo pecador que, ao ouvir o evangelho, se arrepender dos seus pecados e se converter ao Deus de Israel. Paulo diz, citanto o Tanakh, todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo.


Cleuberth Lima: [PERGUNTA]
Jesus, como apóstolo de Deus, tinha o poder de curar enfermos milagrosamente.


“E, descendo com eles, parou numa planura onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom, que vieram para o ouvirem e serem curados de suas enfermidades; também os atormentados por espíritos imundos eram curados. E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava todos.” - Lucas 6:17-19


Pedro, Paulo, e os demais apóstolos do primeiro século foram enviados para lançar os fundamentos da Igreja, e tinham o poder de curar enfermos milagrosamente.


“Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.” - Atos 5.16


Tais milagres, realizados por Jesus e pelos apóstolos, eram sinais que autenticavam o envio deles (o ministério deles):

João 4:48 – “Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis”.

João 6:2 – “Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos”.

Atos 2:22 – “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis”.

Atos 2:43 – “Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.”

Atos 5:12 – “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.”

Jesus e os apóstolos não tentavam curar as pessoas ao lhe impor as mãos, eles efetivamente curavam, pois tinham tal poder.

Renato, se o dom de operar milagres, e de curar enfermos, ainda é concedido nos nossos dias, responda-me:

1) Quantas e quais pessoas você conhece que, sempre que impõe as mãos sobre os enfermos e ordena a saúde, os cura?

2) Se não conhece ninguém que tenha esse dom, e tal dom ainda é concedido, porque ninguém o recebe?


Renato Oliveira Pimentel: [RESPOSTA]
Em primeiro lugar:

Você agora diz de "Pedro, Paulo", que tinham poder para lançar fundamentos e fazer prodígios pois eram apóstolos de Cristo. Porém há pouco atrás você disse que isso era só para os 11 que estavam a mesa com Jesus. É natural esse tipo de equivoco quando se força o texto. Mas enfim...
Ao restante da pergunta, ela está totalmente baseada em uma falácia e eu já vou corrigir mais um equívoco. Você diz: Jesus e os apóstolos não tentavam curar as pessoas ao lhe impor as mãos, eles efetivamente curavam, pois tinham tal poder. Jesus em sua cidade, teve a seguinte experiência:

“Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos." - (Marcos 6:5)

Paulo não curou a si próprio...

"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo."- (2 Co 12:7-9)

Nem operou milagre algum em Timóteo (esperaríamos que fizesse, não?). Além disto, [Paulo] deixou Trófimo doente em Éfeso:

"Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto." - (2Tm. 4:20)

Não curou a enfermidade gravíssima de Epafrodito:

"porquanto tinha muitas saudades de vós todos e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E, de fato, esteve doente e quase à morte, mas Deus se apiedou dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. " - (Fp 2:26-27)


...portanto, as coisas não são exatamente como você diz, sobre Jesus e os apóstolos.

Isso por si só, invalida sua perguntas, mas depois, se você quiser, posso lhe indicar grandes coisas que Deus fez através de homens pequenos que acreditaram que podiam ser usados.


Cleuberth Lima: [RÉPLICA]
Bem, quanto a esta parte de sua fala:

"Em primeiro lugar: você agora diz de "Pedro, Paulo", que tinham poder para lançar fundamentos e fazer prodígios pois eram apóstolos de Cristo. A pouco atrás você disse que isso era só para os 11 que estavam a mesa com Jesus. É natural esse tipo de equivoco quando se força o texto. Mas enfim..."

Insisto em afirmar, pelas regras da hermenêutica, que, no episódio narrado por Marcos, Jesus deu a ordem e fez a promessa aos 11. Outrossim, ressaltei em minha fala:

"3 - A ordem foi dada aos 11. Igualmente, a promessa foi feita aos 11. Sim, é fato que esses onze parecem representar o corpo apostólico como um todo, bem como o trabalho (ministério) apostólico desenvolvido no primeiro século."

Aqueles 11 representavam o corpo apostólico, aos quais foram agregados outros apóstolos e auxiliares direto que, tanto ajudava na escrita das cartas, quanto na pregação e na operação dos sinais e prodígios, de modo que não muda o fato de que sinais e prodígios eram credenciais dos apóstolos, e, portanto, coisa do primeiro século.

Quanto a sua reposta (resposta?) às minhas perguntas:

Nado do que você disse é prova em contrário ao que eu afirmei. Veja o que eu afirmei: "Jesus e os apóstolos não tentavam curar as pessoas ao lhe impor as mãos, eles efetivamente curavam, pois tinham tal poder."

Jesus tentou (se pôs propositalmente a fazer) curar pessoas e, mesmo tentando, impondo as mãos sobre elas, ordenando a cura, etc, não conseguiu curá-las? Claro que não!

Paulo tentou se autocurar, usar o dom que era pra ser sinal do seu apostolado para promover saúde pessoal, tentou tentou, ordenou, tocou na região doente, determinou, e, enfim, não conseguiu? Claro que não! E mesmo, ele não recebeu o poder de curar para evitar ficar doente, não era essa a finalidade.

Paulo tentou, impôs as mãos, determinou a cura, sobre Timóteo e Epafrodito e, mesmo tentando e querendo, não conseguiu curá-los? Não há evidências.

Eu disse e repito: "Jesus e os apóstolos não tentavam curar as pessoas ao lhe impor as mãos, eles efetivamente curavam, pois tinham tal poder."

Mas, você não respondeu nenhuma das minhas perguntas, as quais repito:

1) Quantas e quais pessoas você conhece que, sempre que impõe as mãos sobre os enfermos e ordena a saúde, os cura?

2) Se não conhece ninguém que tenha esse dom, e tal dom ainda é concedido, porque ninguém o recebe?


Renato Oliveira Pimentel: [TRÉPLICA]
Cleuberth, eu sei que [pelas regras do debate] temos pouco tempo para ler os textos e responder, não sei se você está deixando de ler os textos, mas os mesmos dizem claramente que Paulo, tentou sim, se curar!

Sobre sua afirmação (indireta) de que Paulo deixou deixou Epafrodito, agonizando a beira da morte, causando nele próprio (Paulo) angústia, porque ele simplesmente não quis curá-lo e que de igual modo fez com a úlcera no estômago de Timóteo, tal afirmação é ridícula!

Quando Marcos diz sobre Jesus: "Não pôde!", esse "pode" é "δυναμαι" e quer dizer literalmente que ele não teve "força", "Competência" ou "poder". Esse é o significado da palavra.

Não porque Jesus não tivesse poder para fazer o que quisesse, mas porque ele atende as regras que ele mesmo criou, entre as quais, o livre arbítrio. Me desculpe calvinistas de plantão, que vão discordar de mim mas o texto é muito claro.


Para ler a terceira (e última) parte deste debate, clique aqui.


Sobre os debatedores:
Cleuberth Lima
Maranhense, 35 anos, residente em Icatu-MA, acadêmico de Direito, Pedagogo e Bacharel em Teologia.


Renato de Oliveira Pimentel
Casado, 23 anos, Técnico em Informática, Bacharel em Teologia pela Faculdade Betesda e Pastor local na Igreja Assembleia de Deus em Nanuque - MG.


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