segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Efésios, Visão Panorâmica (Aula 01)




Aula 01 da matéria “Aos Efésios”, ministrada no Grupo de Estudos Teologia com Propósito, em 19 de Fevereiro de 2017, por Luís Roberto de Souza*


INTRODUÇÃO
Meu nome é Luís Roberto de Souza. Sou cristão reformado de tradição batista. Estudo Teologia de modo autodidata há vinte anos. Quero deixar claro que o assunto não termina em minhas observações. O objeto da explanação é apenas de carácter introdutório. O objetivo é listar algumas informações indispensáveis ao se ler uma carta bíblica. Independente do autor ou da obra é preciso ter em vista elementos básicos que ajudarão o leitor a se situar durante sua leitura de uma Epístola. A princípio irei expor sobre:


Autor/Autoria

Destinatário

Contexto Histórico.


Tendo em vista elementos básicos como estes o leitor atual está apto a inferir com menor chance de erros.


AUTOR/AUTORIA
A autoria de Paulo foi comumente aceita até o século 19. Após esse período com algumas intervenções de crítica textual, alguns eruditos passaram a questionar se realmente Paulo poderia ter sido o autor. As razões que os levaram ao questionamento serão expostas adiante no decorrer da aula. Assumo como posição a ser defendida que o autor da carta aos Efésios é Paulo, o apóstolo dos gentios.

Paulo era judeu da tribo de Benjamin (Filipenses 3:5 – “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu”). Homem culto, educado aos pés de Gamaliel (Atos 22:3 – “Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.”). Essa formação no contexto judeu correspondia ao que havia de melhor dentro do farisaísmo judaico. Porém Paulo não tinha apenas a influência judaica em sua formação. Nascido em berço greco-romano, ele tinha pleno conhecimento do direito romano e da cultura helênica. Em poucas palavras Saulo ou Paulo era um erudito. Homem estudado, policultural e poliglota. Alguém que tinha um preparo acima dos demais apóstolos. O [apóstolo] que Deus de modo soberano usou para revolucionar o Mundo de sua época. Paulo transitava no diálogo com seus irmãos judeus, com seus compatriotas Romanos e com o povo bárbaro.

O chamado de Paulo é relatado por ele mesmo em Efésios 1:1: "Paulo apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus". Embora durante seu ministério ele tenha precisado defender esse apostolado, hoje é consenso que Paulo, depois de Cristo, é a mente mais brilhante que a humanidade conheceu. Isso logicamente não faz dele alguém perfeito. ou livre de erros. Mas como apóstolo ele foi perfeito, assim infere Jonh Stott: "ele apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus e portanto um mestre cuja a autoridade do próprio Jesus Cristo em cujo inspiração escreve". Tendo em mente que Paulo é comumente aceito como autor de Efésios, quero expôr alguns motivos que levaram eruditos a questionarem a autoria de Paulo em relação a Efésios a partir da crítica textual no século 19, por alguns estudiosos que basearam-se na estrutura literária e linguística.

As principais argumentações contra a autoria de Paulo são:

o estilo literário de Efésios não tem paralelo com as cartas inequivocamente reconhecidas como Paulinas. Ex: Coríntios.

Na carta aos Efésios existe o uso de palavras e expressões com um sentido diferente ao usado pelo mesmo autor em outras cartas. Exemplo: a expressão "as nações" (ta ethne) em outras cartas significam "não judeus", mas em Efésios significa "não gentios". Isso denotaria outra autoria.

Usualmente Paulo escreveu cartas com tratativas apologéticas. Isso não ocorre em Efésios. Em toda a carta não é identificado pelo menos em evidência que Paulo como usualmente fez em outras epístolas tinha um assunto doutrinário a tratar.

Alguns eruditos ainda dizem que o conhecimento dos cristãos em 60/63, data aceita para o envio, não era tão refinado e a estrutura eclesiástica ainda não atendia a padrões tão refinados como em Efésios. Ou seja, teologicamente falando, a carta seria anacrônica se fosse escrita em 60/63 d.C.

A tônica das epístolas Paulinas quase sempre eram: 1. Pecado em meio à igreja; 2. Dissensões; 3. Combate ao gnosticismo grego; 4. Combate as judaizantes. Essa temática não ocorre em Efésios.


Listados alguns argumentos dá crítica textual, quero deixar para responder estes questionamentos no final da aula.


DESTINATÁRIO
Tendo posto sobre a autoria, quero falar sobre os destinatários: a igreja em Éfeso e a cidade de Éfeso. Éfeso era a capital do império romano na Ásia menor, atual Turquia. Era uma cidade cosmopolita, tinha acesso ao mar Mediterrâneo. Era considerado o corredor do mundo na época de Paulo. Éfeso era uma cidade de cultura grega. Orgulhosamente ostentava o templo de Artêmis, a deusa grega da caça, da sensualidade e da virgindade. A influência filosófica grega sobre os romanos era tão superior que mesmo sendo politicamente subjugados, o culto grego foi incorporado pelos romanos. O que era para os gregos Artêmis, para os romanos era Diana. Isso é sincretismo religioso, tão presente hoje.

Paulo viveu por três anos em Éfeso. A cidade foi ainda moradia de Timóteo, seu pupilo. E segundo a tradição, aquela igreja foi ainda pastoreada por João, o discípulo amado, de onde teria escrito o Evangelho e suas três Epístolas. Algumas tradições afirmam que Maria mãe de Jesus morou ali com João até a morte. O que tem certo sentido como o relato joanino:


João 19:25-27: “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.”


A partir de Éfeso o evangelho avança para Europa e África. As sete igrejas de Apocalipse estão localizadas na Ásia menor e segundo a tradição,  foram frutos dos trabalhos daquela igreja. É válido lembrar ainda que a economia de Éfeso não girava em torno somente dos dividendos portuários. Lucas registra em Atos que o comércio religioso era grande e rentável. Vale lembrar ainda que nenhum manuscrito anterior ao século IV traz a expressão "Em Éfeso" presente no início da carta, por isto, a grande maioria dos eruditos assume que a carta foi endereçada a todas as igrejas da Ásia menor, e que devido à importância e relevância da comunidade de Éfeso a expressão fora incorporada posteriormente. A princípio a carta seria como uma encíclica, ou seja, deveria circular entre todas as igrejas. Isso pode responder a ausência de particularidades como citado acima no restante do acervo Paulino.

Tendo exposto sobre o autor e sobre os destinatários, quero terminar falando sobre o contexto histórico.


CONTEXTO HISTÓRICO
Efésios é também conhecida por integrar o grupo das chamadas “Epístolas da prisão". Foi escrita quando Paulo cumpria pena domiciliar imposta por Roma. As influências religiosas dá época eram: (1) Os judaizantes, já que a igreja de Éfeso apesar de maioria gentílica era também composta por judeus, como relatado em Atos 19.1-9. (2) Gnosticismo grego, que apesar de ter surgido antes da era cristã já havia se incorporado ao cristianismo negando a encarnação de Cristo; (3) e as diversas religiões de mistério gregas e romanas. Paulo é acusado por alguns de ter recebido influencia destas religiões e de ter tentado fazer esse sincretismo.

O termo "mistério" usado repetidamente por Paulo em Efésios é usado em Colossenses para explicar a revelação da IGREJA formada também por gentios. Este é o principal argumento dos que fazem tal acusação.

Tendo em mente estes três fatores, (1) autor, (2) destinatário e (3)  contexto histórico, a leitura da carta pode seguir tendo as possibilidades de equívocos mitigados. O tripé básico para a compreensão básica de qualquer que seja a carta é este. Sem essas noções, o caminho para o erro é potencialmente alto.


CONCLUSÃO

A carta aos Efésios fora escrita com particularidades não comparáveis em outras cartas Paulinas. A carta aos Efésios não trata de nenhum problema doutrinário. A carta aos Efésios é uma carta circular. E por fim, acrescento duas curiosidades sobre a carta: (1) a carta aos Efésios não menciona a segunda vinda de Cristo; (2) a carta aos Efésios não trata de escatologia como a maioria das outras cartas paulinas


PERGUNTAS & RESPOSTAS

PERGUNTA: Paulo foi educado aos pés de Gamaliel. Quem foi Gamaliel?
RESPOSTA: Gamaliel foi um mestre judeu doutor da lei. Era a maior autoridade da religião judaica dá época. Contextualizando, era a "Havard" do farisaísmo


PERGUNTA: Qual a diferença entre essa carta e a igreja de Efésios em apocalipse?
RESPOSTA: Entre a escrita desta carta e a escrita do apocalipse já haviam se passado décadas. Efésios foi escrito em 60/63 dC. Apocalipse escrito em 90/95. Perceba na leitura de Atos 19 que houve um avivamento naquela cidade. Demônios eram expulsos, milagres ocorriam, a sociedade mudava de comportamento. A literatura pagã junto com a religião era abandonada. Quase trinta anos após, o comportamento da igreja infelizmente mudara.


PERGUNTA: Tendo em vista que Paulo sempre tratou de escatologia nas demais cartas, porque em Efésios o autor não aborda este assunto?
RESPOSTA: Aparentemente ou claramente não. Mas minha opinião é que por se tratar de uma carta circular, assuntos peculiares foram omitidos. Por exemplo, aos Tessalonicenses e aos Coríntios onde havia questionamentos, Paulo faz a explanação. Outro ponto é que não há intenção em tratar o assunto de um grupo. O tema da epístola como veremos na próxima aula, é eclesiologia. E também não há a obrigatoriedade de abordar um tema ou um escopo pré-definido.


PERGUNTA: O que mais você destacaria para reflexão de conhecimento doutrinário e uso prático no conteúdo dessa carta?
RESPOSTA: Paulo é prático em dois sentidos em Efésios. (1) Ao dizer quem é a igreja, e onde está a igreja e (2) a partir do capítulo 4 ao dizer como vive a igreja na prática. A carta resolve o problema da crise de identidade atual. O estudo de um convite a triste contemporaneidade da igreja brasileira


PERGUNTA: Gamaliel, por ser doutor da lei, também foi reformador da lei? Ou seja, Gamaliel modificou a lei, tornando-a mais rígida?
RESPOSTA: O judaísmo era segmento em seitas. Existiam várias facções religiosas na época. Gamaliel era fariseu. Ele interpretava a lei.


PERGUNTA: Sofrendo com a ideia dos judaizantes e dos gnósticos, podemos dizer que a carta tem um caráter apologético?
RESPOSTA: Claramente não. Dentre todos eruditos que consultei, apenas R.N. Champlin afirma ser uma defesa ao gnosticismo. Mas se levarmos em conta a questão da igreja agora aberta aos gentios isso implica em um golpe no exclusivismo judeu. E também ao conhecimento do "mistério" por todos também não deixa de ser uma defesa contra o gnosticismo.


PERGUNTA: Os 613 preceitos foram dados por Deus ao povo por meio de Moisés? Ou foi interpretação e acréscimo dos rabinos?

RESPOSTA: Os 613 mandamentos foram uma espécie de resumo feito a partir do pentateuco. São mandamentos extraídos dos ensinos de Moisés. Esses preceitos foram compilados e enumerados somente no século XII, por Maimônides.


PERGUNTA: Qual o principal objetivo dessa carta?
RESPOSTA: Este será assunto da próxima aula. Mas a carta é um tratado da eclesiologia, o livro responde perguntas como: (1) Quem é o cabeça da igreja; (2) Quem é a igreja; (3) Quem fez a igreja; (4) Quem sustenta a igreja; (5) Pra que fez a igreja; (6) Como vive a igreja, etc.


PERGUNTA: Considerando esse trecho da aula: “Vale lembrar ainda que nenhum manuscrito anterior ao século IV trás a expressão "Em Éfeso" presente no início da carta”, pergunto, levando em conta que a crítica textual moderna aceita hoje os manuscritos posteriores datados do V século, podemos concluir que a expressão “Em Éfeso" consta no início do manuscrito original?
RESPOSTA: Sobre a idade anterior ao século IV é fato. Mas a arqueologia é algo dinâmico e a qualquer momento podem surgir novas cópias. Com relação a conclusão, eu creio que é algo perigoso de se afirmar. Não temos o original. Por outro lado é irrelevante creditar algum tipo de insuficiência na idoneidade da carta. O tratado é universal direcionado a toda igreja. Na minha opinião, qualquer que fosse o destinatário, não influenciaria o conjunto da obra. Vale lembrar que ainda temos o testemunho da geração posterior aos apóstolos. Alguns pais da igreja ratificam a igreja em Éfeso como destinatária.


PERGUNTA: Atos 19 menciona que Paulo viveu por dois anos em Éfeso. Você mencionou três anos. Afinal, são três anos ou dois anos?
RESPOSTA: Essa é a afirmação Lucana. Porém Paulo antes já havia passado por Éfeso. O período foi "arredondado". O exato tempo é incerto.


PERGUNTA: Timóteo também não foi pastor em Éfeso?
RESPOSTA: Sim, Timóteo foi o sucessor apostólico: “Como lhe disse quando viajei para a Macedônia, espero que você fique aí em Éfeso, e procure impedir os homens que estão ensinando doutrinas falsas.” (1 Timóteo 1.3)



Professor Luís Roberto de Souza
Casado, 37 anos, Técnico em Eletrotécnica, possui curso básico em teologia, estuda teologia de maneira autodidata há 20 anos, é cristão Batista de tradição histórica. Contato: robertoluissouza78@gmail.com



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3 comentários:

  1. Gostei muito deste estudo, foi muito bem pontuado. Meus parabéns. Lhe desejo sucesso . Que Deus o abençoe.

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  2. Qual é o tema principal do livro de Efésios?

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  3. Os versos 10 ao 20 do capítulo 6 de Efésios nos joga nos dias maus da última semana de anos de Daniel.

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