segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Existe Vontade Permissiva de Deus?




Rodrigo Moraes
Tiago Amorim
Instituto Teológico Escola da Bíblia – Teologia e Missão




            Temos lido muitos livros de bons teólogos para ter uma definição clara da expressão “Deus permite”, “Deus permitiu”, “Há uma permissão de Deus nisso”, será mesmo que há uma permissão de Deus em tudo o que acontece? Vamos entender como essas palavras que percorrem o nosso ambiente religioso tornam a todos de uma forma, conformados com tudo. O que mais ouvimos hoje é: “Mas foi Deus que permitiu”, ou quando queremos ser mais intelectuais dizemos assim “Qual é o propósito disso”, “Deus tem um propósito em tudo” , queremos dar explicação de tudo, resumindo que “Deus está no controle”.



Introdução
            Tudo o que acontece no mundo ou em nossa vida, de bom ou de ruim, temos uma explicação, explicação de que, se tudo de bom aconteceu é porque Deus é bom e está no controle, e se o mal vem, à frase é mais elaborada, “Foi Deus que permitiu que isso acontecesse”, “você não sabe o porquê disso, mas Deus sabe”, “Nunca pergunte o porquê e sim para quê”, e ano após ano isso tomou a religião cristã que se tornou uma febre de frases de efeito, parecendo que não temos uma base de conhecimento que é a própria Bíblia, o pior é quando a usamos para fundamentar essas teorias.
Significado de Permissão: Ato ou efeito de permitir; autorização, consentimento.


Deus permitiu que Adão pecasse?
Genesis 2.16-17: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.   

            O texto diz “...dela não comerás...”

        •          Se à vontade de Deus era que não comesse, a vontade de Deus muda, quando diz que não é sim, e quando diz que sim é não?
        •          Houve de Deus autorização para que Adão comesse?
        •          Houve de Deus consentimento para que Adão comesse?
        •          Onde está escrito no texto que Deus permite que Adão coma da árvore do conhecimento do bem e do mal?

“A doutrina da criação nos conduz ao conceito da administração da criação pelo homem, que deve ser contrastada com a noção secular do mundo como propriedade do homem. A criação não nos pertence; nós apenas a governamos como representantes de Deus. Nossa missão é “ser os administradores da criação de Deus”, e, assim, somos responsáveis pela maneira como exercemos esse papel”. (McGrath, 2005, página 353.)
                       

Deus permite que erremos?
Tiago 1.16: Não erreis meus amados irmãos.
         Como pode Deus dizer para não errar se ele concede ou “permite” que erremos?
         Se errar é o contrário de sua vontade porque à sua permissão?

Lembre-se: “Deus não permite que você faça qualquer coisa que ele não queira!”.
            Quando fazemos coisas que temos que assumir as consequências, não temos o poio e nem o consentimento de Deus.


Errar é humano?
Cristo, o Filho de Deus se fez semelhante aos homens (Fp. 2:7) para nos provar que errar não é humano, pois este viveu mesmo como homem uma vida santa e agradável ao Pai (1 Pe. 2:22). O pecado não é uma composição do homem e nem uma “escolha”, o pecado é uma “decisão”.

Explicarei do modo de Cristo, com uma parábola:

Um senhor pega um voo para um país muito distante e terá que passar horas no avião. Na hora de fazer sua primeira refeição ele chama a aeromoça e diz: Olá, qual a opção para almoço? Essa por sua vez responde: Sim ou não!
Ele esperava ter uma escolha, mas na verdade ele só tinha que tomar uma decisão.

A confusão que existe na igreja atual da natureza pecaminosa com a livre arbitragem é que nos faz pensar na vontade permissa de Deus e dividir com Ele um pouco da devastação que nós estamos causando a todo ser vivente.


Deus é Soberano
           Soberania não é uma propriedade da natureza divina, mas uma prerrogativa oriunda das perfeições do Ser Supremo. Se Deus é Espírito, e, portanto uma pessoa infinita, eterna e imutável em suas perfeições, o Criador e Preservador do universo, a soberania absoluta é um direito seu.

     
    “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazer?” (Dn 4.35).

  
       “Tua, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra” (1Cr 29.11).


         “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”(Sl 24.1).

            Portanto, a soberania de Deus é universal, ela se estende sobre todas as suas criaturas, das mais elevadas às mais inferiores, ela é absoluta, não se podem por limites à sua autoridade, ela é imutável, não pode ser ignorada nem rejeitada.


Diferença entre Soberania e Controle
            Deus cria todas as coisas porque que é soberano, e por seus atributos de onipotência, onisciência e onipresença, e cria seres humanos com características próprias de seres humanos, para finalidade de que tenham o controle em tudo que foi entregue no jardim.


Gênesis 1.26-30:
  •           V.26: “...e domine sobre...” - Literalmente é Domine eles.
  •          V.27: “...à imagem de Deus o criou..”  - Se refere ao domínio do homem sobre a terra, assemelhando-se ao seu Criador, nos atributos de inteligência e de domínio expressam a mesma qualidade, ou seja, a capacidade criativa do homem.
  •          V.28: “...e sujeitai-a; e dominai sobre...” - Ela não deve dominar o homem.
  •          V.29: “...tenho dado toda a erva...”, “...que está sobre a face de toda a terra...”  - Não há restrições sobre essas coisas.
  •          V.30: “E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus...” – Foi dado tudo para domínio.



Deus não cria o homem e mulher para ser controlado, mas para controlar!
            Se relacionarmos a soberania de Deus com o domínio de Deus sobre as coisas e os homens podemos cair no Determinismo, é a teoria de que toda ação humana é inteiramente causada por eventos anteriores, e não pelo exercício da vontade (decisão).
            Se você esta dirigindo um carro, esta no controle dele, Deus esta acima, ele é soberano, sobre os freios, sobre as rodas, até mesmo sobre a pista molhada, mesmo você no controle não tem poder soberano sobre o carro, se o freio falhar você não tem como parar, mas Deus é soberano e pode parar o carro, porque Ele esta acima de você.
            Portanto, sem tirar de Deus a autoridade no mundo, afirmando aqui sua soberania, definimos que Deus não esta no controle da história do mundo, porque designou esta tarefa ao homem, Deus esta no controle da história da Salvação, e interfere todas as histórias paralelas, para impedir que a história da Salvação corra risco de continuidade, ou seja, Deus se responsabiliza pela história da Salvação, Deus não esta aqui no mundo para fazer um país mais justo, Deus esta aqui para Salvar, quem esta aqui no mundo para fazer um pais mais justo somos nós, para que haja mais pessoas no caminho da Salvação.


O Determinismo Atual
            Com o passar do tempo, as coisas e até mesmo as teorias sofrem evolução, “Determinismo Atual” é a definição da situação em que a religião cristã esta vivendo aqui na América Latina.
             Determinismo afirma que não há possibilidade de suas vidas tomarem um rumo diferente, e todos os atos, os eventos e as decisões são resultado inevitável de alguma condição ou decisão anterior a eles que é independente da vontade humana, porque é determinado pelo próprio Deus.

            Então chegamos a uma conclusão: Se está determinado, então há uma permissão de Deus para que as coisas aconteçam

      •          Deus permite que as pessoas passem fome?
      •          Deus permite que crianças sejam estupradas?
      •          Deus permite que o homem mate o outro?
      •          Deus permite que pessoas adoeçam?
      •          Deus permite que os Políticos roubem?
      •          Deus permite que a África seja o país da miséria?


            A partir dessa ideia nascem respostas sem lógica para qualquer acontecimento, tanto na vida de cada um, como no mundo.

      •          Foi Deus quem permitiu.
      •          Seja o que Deus quiser.
      •          Há uma permissão de Deus nisso.
      •          Deus permitiu então algum propósito Ele tem.


Não há propósito de Deus fora de suas Escrituras!!!
            Então, diga para um Pai de uma criança de 7 anos de idade que a filha dela foi estuprada porque Deus permitiu. Diga para uma mãe que o filho dela morreu aos 10 anos por uma bala perdida, que foi Deus quem permitiu. Diga para as famílias Africanas que elas não têm o que comer porque Deus permitiu. Diga para um Pai desempregado que não tem o que dar de comer para seu filho, que a causa é a permissão de Deus. Diga para a filha que a mãe dela morreu de câncer porque Deus permitiu.
            Não queremos dizer aqui que Deus não interfira, Lembre-se Ele é Soberano. Dizer que Deus permite é isentar ou tirar dos homens sua responsabilidade, por isso chegamos a este evangelho medíocre que esta sendo pregado na igreja no século XXI, tenho que concordar com o livro de Rob Bell & Don Golden, titulado “Jesus quer Salvar os Cristãos”, publicado pela editora Vida.
            Eugene H. Peterson na Bíblia “A Mensagem” em Tiago 1.13-15 diz:
“Ninguém que esteja passando por lutas pode ter a cara de pau de dizer: “É Deus que está me tentando.” Deus não tem nada a ver com isso, e ele nunca põe o mal no caminho de ninguém. Ceder à tentação é decisão nossa. Culpar Deus é malandragem!”.
            Lembre-se que Cristo nos incentiva aqui a orar para que as pessoas obedeçam aos mandamentos divinos do arrependimento do pecado e da fé em Cristo como Salvador.
            Mateus 6.9-13, Cristo diz:
·         “...seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” – Se Cristo pede para que a vontade de Deus seja feita, é porque ela não esta sendo feita.

Mateus 7:21, diz:

·         “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Ou nós fazemos a vontade de Deus, que provavelmente não esta sendo feita, ou nós não fazemos e caímos no determinismo atual, que diz “foi permissão de Deus”.


Conclusão
Existe vontade Permissiva de Deus?
Resposta: Não, o que existe atualmente é uma notória ausência de discernimento da pessoa de Deus e a responsabilidade do homem manifesta mutuamente na pessoa Cristo Jesus.



Bibliografia

BELL, Rob. Jesus quer Salvar os Cristãos. São Paulo, SP, Editora Vida, 2009.
CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e Política; teoria bíblica e prática histórica. Viçosa, Ultimato, 2002.
CRAIG, William L. Apologética para questões difíceis da vida. São Paulo: Vida Nova, 2010, tradução Heber Carlos de Campos.
GONDIM, Ricardo. O que os evangélicos (não) falam: dos negócios à graça, do desencanto à esperança. Viçosa, MG, Ultimato, 2006.
HARRIS, R. Laird. Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. São Paulo, SP. Vida Nova, 1998.
HODGE, Charles. Teologia Sistemática. São Paulo, SP, Hagnos, 2001.
McGRATH, Alister E. Teologia Sistemática, histórica e filosófica: uma introdução a teologia cristã. São Paulo, SP, Sheed Publicações, 2005.
NICODEMUS, Augustus. O ateísmo cristão e outras ameaças à Igreja. São Paulo, SP, Mundo Cristão, 2011.
ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em crise. São Paulo, SP, 4 edição, Mundo Cristão, 1999.



Sobre os autores:
Rodrigo Moraes
Bacharelado em Teologia - UMESP - Universidade Metodista; Gestão de Projetos - Universidade Mogi das Cruzes; Pós-Graduação em Teologia & Missão - FLAM - Faculdade Latino Americana de Teologia Integral (Cursando).


Tiago Amorim
Bacharelado em Teologia - UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Bacharelado em Filosofia - CEUCLAR - Universidade Claretiano; Pós-Graduação em Teologia & Missão - FLAM - Faculdade Latino Americana de Teologia Integral (Cursando).


Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

24 comentários:

  1. Excelente conteúdo. Parabéns aos autores e obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  2. se nao a a vontade permissiva de Deus por Deus nao esterminou o povo de israel, logo apos leles copmterem a idolatria como bezzero de ouro, pela intercecao de moises , mas passados algum tempo Deus mencionol que de 20 anos para cima nao entrariao na terra prometida exeto josue ecalebe, cuidado Deus retarda sua palavra mas ela se cumpre, estudo muito fraco o seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fraco foi seu entendimento irmão. peça discernimento!

      Excluir
    2. Não sabe nem escrever!
      Quer discutir com o Professor.
      Volta para a escola, se é que algum dia foi, e aproveita para aprender sobre respeito.

      Excluir
  3. Parabéns! Estudo com embasamento bíblico. A teoria da vontade permissiva de Deus,isenta o homem de arcar com as consequências de suas atitudes e,assim,põe em cheque a lei da semeadura.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse assunto ótima explicação

    ResponderExcluir
  5. Um bêbado pega um carro em alta velocidade bate em outro carro matando uma família... Ou seja eu acredito q esta não foi a vontade de Deus por mais q Deus permitiu, foi uma escolha estúpida de um homem em desobedecer uma lei

    ResponderExcluir
  6. Primeiro vez que leio algo sobre esse tema e entendo perfeitamente o assunto. Parabéns, muitas dúvidas foram tiradas.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Rodrigo e Thiago! A paz meus irmãos, gostaria de tirar uma dúvida a respeito de vontade permissiva, que mencionou que não existe. Seria errado substituir a vontade permissiva de Deus por livre arbítrio? Ou seja, quando acontece algo que costumamos atribuir a vontade permissiva, na verdade foi uma decisão que mesmo fiz ou situações adversas da vida que não temos controle, que é o caso de alguma fatalidade.

    ResponderExcluir
  8. Estudo maravilhoso , a Bíblia é clara a sua luz ,vontade de Deus ,e vontade permissiva , não muda o poder da soberania de Deus .o maior problemas no mundo , é que tem os filhos da luz e os filhos do diabo ,e que a soberania de Deus ,se estende a este tbm , em que a vontade de Deus é que todos os homens se salvem , como foi dito no estudo , entender e compreender a vontade de Deus , parabéns ao professor gostei .

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Quando o filho pródigo pediu sua parte na herança e saiu pelo mundo a gastar, seu pai por certo não queria isso para o seu filho, mas de tanto o filho insistir e por não ser um pai autoritário e ditador permitiu, autorizou e consentiu que ele fosse. O pai não fez isso porque era mau ou porque tinha prazer em ver seu filho fazer algo errado, mas porque somos livres para fazermos escolhas e depois arcamos com as consequências dessas escolhas. Assim é Deus! Advertiu Adão e Eva para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia que comessem seria como Eles, conhecedor do bem e do mal. Deus viu eles comendo, poderia tê-los fulminados naquela mesma hora, mas assim como o pai do filho pródigo tinha no seu coração que seu filho sofreria mas um dia voltaria para casa, permitiu que ele fosse. Nosso pai em sua onisciência sabia que nas gerações pós Adão e Eva haveria homens que voltariam para "casa" (presença de Deus). Entendo que a permissividade de Deus não é no sentido de ser mau ou conivente com o pecado, mas de permitir o livre arbítrio sem nos isentar das consequências das escolhas erradas que fazemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela colocação penso da mesma forma

      Excluir
    2. Foi exatamente a linha de raciocínio que eu também tive, Max. Sua colocação foi muito necessária. Deus continue abençoando sua vida.

      Excluir
    3. Pois é, fiquei o texto todo pensando "Ué, quem disse que 'vontade permissiva' é o mesmo que 'aprovação'?" A permissão de Deus é justamente o respeito ao livre arbítrio, não exime ninguém de responsabilidade ou das consequências de seus atos. Deus estava aprovando o que ele mesmo deixou o diabo fazer com Jó? Não, pois ele na sua presciência tinha planos para Jó e para os Seus filhos que estavam observando e aprendendo.

      Excluir
  10. Voltaríamos para "casa" por meio de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Que bom que Deus ainda use seus filhos,com conhecimento e conteúdo! Obrigado por se deixarem ser usados pelo Pai, para trazer algo tão rico vinda da parte de Deus!! Bom demais esse estudo!!!👋👋👋👋

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso... muito claro... A paz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  13. Vc é um apóstata e um anátema que Deus tenha misericórdia de vc.

    ResponderExcluir
  14. Em HEBREUS 6:3 O APÓSTOLOS PAULO DIZ QUE SÓ FAREMOS SE DEUS PERMITIR.

    ResponderExcluir
  15. A Bíblia fala de um homem integro , reto , temente a Deus e que um dia satanás rodeando a terra o tocou , mas primeiro Deus teve um dialogo com ele , observasse o meu servo Jó ? final da História Deus falou não toque no Espirito dele

    ResponderExcluir
  16. Meu irmão Deus permiti sim,Deus nos Deus a livre agência e por isso não pode obrigar a Adão a não comer do fruto não era sua vontade mais entrou na sua permissão para não ferir a escolha humana como até hoje,existe tbm a vontade volitiva que é aquela que o senhor mesmo interage com a criação para que sua vontade seja perfeita agradável.

    ResponderExcluir
  17. Deus é fiel e cumpre todas as suas promessas. Lembremos que Deus fez uma promessa a Abraão, não somente a ele, mas a toda a sua descendência e também as nações da terra que seriam abençoadas por causa da "promessa". "Em ti serão benditas todas as nações da terra".
    A Bíblia se responde por si mesma. Se a lermos cuidadosamente vamos ter as respostas aos nossos questionamentos.

    ResponderExcluir