domingo, 27 de dezembro de 2015

Escatologia, o estudo das últimas coisas [parte 1/3]



Por Davi Faria de Caires*


Descrição
O que é escatologia? Quais são os sinais do fim dos tempos?


Introdução
A escatologia é o ponto culminante na teologia bíblica. É o desfecho para onde apontam todas as coisas. É de longe, o assunto predominante na bíblia. Cerca de vinte e cinco por cento das Escrituras são proféticas (Pentecost, 2006). Ou seja, vinte e cinco por cento dos textos prediziam fatos futuros, na época em que foram escritos. Dada a relevância deste assunto, faz-se necessário ao cristão estudar em pormenores o que diz a Palavra de Deus sobre tão nobre assunto, tendo em vista que este assunto traz o coração dos crentes a esperança de um dia estarem para sempre com o Senhor Jesus Cristo.

O que é escatologia?
            Escatologia é o estudo sistemático das coisas que acontecerão nos últimos dias. A palavra escatologia tem origem em dois termos gregos: “eschatos” e “logos”. Eschatos = último. Logos = estudo, mensagem, palavra. O termo grego cognato é éschata, que significa últimas coisas. Portanto, escatologia é a doutrina das últimas coisas (Renovato, 2015).
            Quando pensamos em escatologia, o primeiro livro que nos vêm à mente é Apocalipse. De fato, este é o principal livro escatológico. Porém não é o único. A bíblia toda contém elementos que formam a doutrina das coisas do porvir, principalmente os livros de Daniel, Isaías, Malaquias, Mateus, 1 e 2 Tessalonicenses e Apocalipse.  Portanto, vamos analisar algumas passagens que nos trazem um panorama geral da escatologia. Neste artigo, abordaremos Mateus. No terceiro artigo desta série, abordaremos Tessalonicenses e Timóteo.

O final dos tempos e os sinais do fim
O capítulo 24 de Mateus refere-se à queda de Jerusalém em 70 d.C, e também diz respeito a eventos futuros dos finais dos tempos. Este sermão do capítulo 24 de Mateus é o único discurso longo registrado nos três Evangelhos Sinóticos, e encontra-se em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 (Earle, 2006). Para efeito deste estudo, vamos focar os versículos 4 a 14 deste capítulo:

Mateus 24
4.E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5.Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6.E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7.Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8.Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9.Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10.Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào.
11.E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12.E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13.Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
14.E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Versão ACF)

Em Mateus 24.4-14 são dados nada menos que dez sinais do fim dos tempos. Os problemas enumerados aqui serão característicos do final dos tempos, a última dispensação antes da segunda volta de Cristo, com acentuado aumento na grande tribulação, antecedendo o reino milenial de Jesus Cristo.
O primeiro sinal é o surgimento dos falsos messias (5): muitos virão, dizendo: Eu sou o Cristo (isto é, “o Messias”). Já no primeiro século, apareceram 3 falsos messias, registrados em Atos: Teudas (5.36), Judas da Galiléia (5.37) e o egípcio (21.28). Este último, egípcio, levou 30 mil pessoas ao deserto, prometendo-lhes libertação do jugo romano e muitos sinais. A maioria dessas 30 mil pessoas que o acompanharam foram mortas pelo procurador Félix (Champlin, 1982), evidenciando assim que aquele messias era falso. Nos dias atuais, muitos também aparecem se dizendo o Cristo.
O segundo sinal é a informação de guerras e de rumores de guerras (6). Praticamente todas as gerações têm sofrido este mal. Porém isso vai piorar ainda mais durante o período mais próximo do final dos tempos. O termo fim refere-se ao da presente dispensação antes da segunda vinda de Cristo.  
O terceiro sinal é fomes, o quarto é pestes - estes dois caminham, freqüentemente, juntos - e o quinto é terremotos (7). Todas essas coisas, disse Jesus, são o princípio das dores (8). O termo ‘princípio das dores’ refere-se a dores de parto, conforme 1 Tessalonicenses 5.3: “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão”.
O sexto sinal é a perseguição. Os seguidores de Cristo serão entregues para serem atormentados (9, 10) e atribulados. O sétimo sinal, intimamente relacionado, é que muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão (10). O oitavo sinal é o surgimento de falsos profetas, que enganarão a muitos (11). Não se pode deixar de mencionar a multiplicidade de falsas seitas nos últimos anos.
O nono sinal (somente no texto de Mateus) é a falta de amor: por se multiplicar a iniqüidade (literalmente “ilegalidade”), o amor de muitos se esfriará (12). O amor que aparece neste texto é o “ágape”.  A palavra traduzida por amor, na bíblia possui quatro formas diferentes: Fileo (amizade), Storge (esposo/esposa; família), Eros (sexual) e Ágape (incondicional, amor de Deus). Todos os seres humanos possuem, por natureza, os três tipos de amor mencionados (“eros”, “fileo” e “storge”), entretanto, o amor “ágape” só se adquire quando se nasce de novo.
O décimo sinal é a evangelização do mundo (14). Uma vez que, provavelmente, todas as gentes, no sentido geral da expressão, ouviram o Evangelho pelo menos em parte - e os meios de comunicação estão acelerando esse processo nos dias atuais - parece que ninguém poderia negar a possibilidade de que este sinal já tenha sido totalmente cumprido. O fim dos tempos pode chegar a qualquer momento.




Clique aqui para ler a parte 2/3



Obras consultadas
CALVINO, João. "Pastorais. Série comentários bíblicos". São José dos Campos: Fiel, 2009.
CHAMPLIN, Russel Norman. "O novo testamento interpretado versículo por versículo". São Paulo: Candeia, 1982
EARLE, Ralph; SANNER, A. Elwood e CHILDERS, Charles L. "Comentário Bíblico Beacon - Vol. 6". Rio de Janeiro: CPAD, 2006
HENRY, Matthew. "Comentário bíblico Novo Testamento. Atos a Apocalipse". Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
PATE, C. Marvin. “As interpretações do apocalipse”. São Paulo: Vida, 2002
PENTECOST, J. Dwight. “Manual de escatologia”. São Paulo: Vida, 2006.
GILBERTO, Antônio. Daniel e Apocalipse: o panorama do futuro”. EETAD, 2007.
RENOVATO, Elinaldo. “O final de todas as coisas”. Rio de Janeiro: CPAD, 2015
RENOVATO, Elinaldo. “Revista Lições Bíblicas - 1º trimestre de 2016”. Rio de Janeiro: CPAD, 2016


Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com


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