sexta-feira, 18 de março de 2016

Quando Deus se cala








Sabe aqueles momentos em que você precisa ouvir a voz de Deus e nem sequer um sussurro é ouvido e parece que Deus não existe ou não atenta mais para você? Entenda o silêncio dEle.
---------------------------------------------------------------------------------

TEXTO BASE: Habacuque 1.2
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?

O livro do profeta Habacuque é um livro único, pois apresenta algumas características únicas. Diferentemente dos demais livros proféticos da Bíblia, nele não encontramos uma descrição de profecias de Deus a ser dita diretamente a Israel ou a outras nações. Nele vemos uma espécie de “diário” do homem de Deus, onde Habacuque escreve suas experiências com Deus.
Outra característica interessante deste livro em apreço é que, ao contrário dos demais livros proféticos em que Deus busca sempre estar em comunicação com o seu povo, o livro de Habacuque se inicia com o silêncio de Deus. Habacuque estava passando por uma situação que muitos de nós já enfrentamos ou enfrentaremos durante nossa caminhada na fé: os momentos em que Deus se cala.
Habacuque via o pecado do povo de Judá crescer assustadoramente a cada dia que passava e a opressão que vinha sobre aqueles que ainda buscavam a Deus. E ele orava incessantemente a Deus buscando uma resposta, uma orientação, uma ação punitiva de Deus. Entretanto, Deus não lhe respondia nada. Isso, conforme o texto lido estava deixando o profeta Habacuque frustrado.
Quantas vezes nós não nos encontramos assim como Habacuque? Temos enfrentado dificuldades, lutas, decisões difíceis a serem tomadas somente por nós e esperamos de Deus uma resposta, uma saída, um milagre, mas, tão somente, recebemos o seu silêncio. E essa situação nos frustra, nos desanima, nos desespera e muitas vezes discutimos com Deus como o profeta de o porquê de Ele não fazer nada. Achamos ruim o silêncio de Deus, como uma falta de consideração, de amor, de respeito para conosco. Mas eu pergunto quem ficou em silêncio pela primeira vez?
A Bíblia nos mostra que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Deus se comunicava livremente com sua criação. Ambos tinham um estreito laço de intimidade e comunhão e, isso, agradava a Deus. Contudo o homem e mulher deram ouvidos aos conselhos de Satanás e eles desobedeceram a ordem de Deus para não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal.
E a Bíblia nos fala em Gênesis 3.8 que durante a viração do dia Deus foi ao jardim. E onde, antes, o homem apareceria alegre e feliz para falar com Deus, dessa vez havia apenas silêncio. O pecado fez com que Adão e Eva se escondessem de vergonha. O pecado foi a primeira barreira para que houvesse silêncio entre Deus e sua criação. Porém Deus com seu infinito amor quebrou o silêncio e disse a Adão: “Onde estás?”. Nós muitas vezes reclamamos quando Deus em sua infinita sabedoria se cala, achamos ruim. Contudo, esquecemo-nos que nós, com nossas fraquezas, paixões e inclinação para o mal, foi quem primeiro nos calamos para Deus.

Não quero dizer com isso, que todas as vezes que Deus se cala é devido o nosso pecado (há casos que sim, mas não todos). Até mesmo porque se assim fora Deus já não falaria mais conosco há muito tempo, tendo em vista que somos pecadores, e nele já fomos concebidos. Mas uma coisa é certa, devido a entrada do pecado, o nosso relacionamento com Deus nunca mais foi o mesmo e somente voltará a sê-lo depois da Vinda de Jesus. Mas então, se nem sempre é devido ao pecado, por que então Deus muitas vezes se cala?
Certa feita, Satanás aparece diante da presença de Deus e põe em “check” a fidelidade de Jó a Deus. Deus então permite a Satanás que toque em tudo o Jó possui: seus bens, sua fazenda, a vida de seus filhos e, por fim, sua saúde física. Eu imagino a angústia de Jó. A Bíblia fala que Jó era um “homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal” (Jó 1.1). Jó nem sequer sabia que aquilo era um teste de Deus, pois ele não fora avisado por Deus. Deus não enviou nenhuma Carta de Ofício comunicando a Jó das provas que viriam sobre ele. Eu imagino Jó clamando a Deus de o porquê de tamanho sofrimento e não obtinha nenhuma resposta de Deus. Deus permitia que Jó sofresse muito tempo, sem lhe dar nenhum consolo a não ser a partir do capítulo 38. A Bíblia fala que em um determinado momento, Jó em seu desespero e aflição, assim como Habacuque, questionou a Deus e vemos a resposta de seu amigo Eliú: “Eis que nisto te respondo: Não foste justo; porque maior é Deus do que o homem. Por que razão contendes com ele? Porque ele não dá contas de nenhum dos seus feitos. Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso” (Jó 33.12-14).
Muitas vezes pensamos que Deus se calou, mas não. Ele apenas fala conosco de outras formas. Muitas vezes queremos ou esperamos que Deus aparecesse a nós, em uma linda visão, rodeado por um exército de anjos e toda a glória possível e dizendo que virá em nosso socorro. E quando isso não acontece ficamos frustrados, desanimados. Afirmo uma coisa: Deus pode estar falando com você todos os dias e você não estar percebendo. Ele pode estar falando por meio da Sua Palavra, por meio dos louvores, por meio dos elementos da natureza, por meio de livramentos, por meio de testemunhos de outros irmãos, por meio do modo de viver dos ímpios (para ver do que Deus te livrou), e principalmente dentro do seu coração por meio do Santo Espírito de Deus que habita dentro de você. Deus fala, como diz o versículo, uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso e culpa a Deus.
Devemos entender que muitas vezes, Deus em sua infinita sabedoria saberá a melhor hora de agir e falar conosco. Quando, por fim Deus aparece para falar com Jó no meio de um redemoinho e diz: “Agora cinge os teus lombos como homem; e perguntar-te-ei, e, tu, responde-me. Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?” (Jó 38.3-5).
É lindo quando vemos o quão grande é Deus. Quem é o homem para questionar os desígnios de Deus, sua vontade, seu tempo. Ele em Sua infinita sabedoria fez tudo o que existe. Ele conhece cada coisa, conhece todas as estrelas e chama cada uma delas pelo seu nome (Sl 147.4). Ele te conhece melhor do que você mesmo. Não precisa se preocupar, se você serve a Deus fielmente, no momento certo e oportuno Ele virá em seu favor, Ele falará contigo de uma forma ou outra. Esteja atento à voz do seu Deus quando Este estiver falando.
Você pode então me falar: Ah, irmão eu até entendo que Deus faça isso conosco, mas Ele não sentiu essa experiência tão ruim na própria pele, pois quando Adão pecou não foi tão duro para Deus o seu silêncio quando o é o Dele para nós. E eu respondo: será mesmo?
Quando Adão e Eva comeram do fruto proibido, o pecado entrou no mundo como eu já disse. E com ele o seu salário: a morte. Assim a Bíblia nos fala em Hebreus: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hb 9.22). O homem estava com destino traçado. Todos nós deveríamos morrer por causa de nosso pecado. A única forma de recebermos o perdão e a salvação de Deus era que houvesse o derramamento de sangue pelo nosso pecado.
E a Bíblia nos relata que Deus enviou o seu Filho amado para cumprir essa missão. Jesus foi crucificado e, depois de quase seis horas em que ficou pendurado naquele madeiro, algo aconteceu: “E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27.46)
O autor Max Lucado diz que essas palavras não parecem ser saídas da boca de Jesus. Aquela voz que pregava com tanta autoridade, ensina com amor as verdades do Reino de Deus, expulsava demônios, curava enfermos, ressuscitava mortos. Não parece ser palavras vindas do Filho de Deus, que esteve junto com Ele no momento da criação. Aquele que sempre dizia com o sinal de exclamação ao final: Vem! Sai! Ide! Agora Jesus faz uma pergunta, denotando uma fragilidade, uma submissão. Além do mais temos o verbo “desamparar”. O Pão da Vida desamparado, a Fonte de Águas Vivas sozinho. Isso nem sequer parece coerente. Se talvez o verbo utilizado tivesse sido “desafiar”, pois isso faria dele um herói, porque enfrentam muitos desafio em prol dos fracos e oprimidos, ou ainda, o verbo “afligir”, o que faria dele um mártir morrendo por uma causa. Mas não, Jesus disse: “Por que me desamparastes? Desamparado, abandonado como um criminoso ou a mais terrível das criaturas[1].
Para entendermos o porquê dessa afirmação, nos reportamos aos escritos de João: “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Ele veio para tirar o pecado do mundo, ele não simplesmente aniquilou o pecado com uma palavra, ele não destruiu o pecado, ele teve que tocar no pecado, pois sobre Ele estava o meu e o seu pecado. E naquele momento em que Ele se tornou maldito por nossa causa, e como Deus não convive com o pecado, teve que virar as costas para seu Filho. E o próprio Jesus sentiu o silêncio de Deus. Ele se sentiu desamparado, mas sabia que a vitória viria depois do terceiro dia e aquilo abriria novamente o acesso de Deus aos homens por meio Dele (Jesus). Se Deus tivesse falado e agido naquele momento, eu e você possivelmente não estaríamos mais aqui, pois Deus já nos teria destruído. Contudo, graças ao seu silêncio, naquele momento podemos ser salvos. O silêncio de Deus muitas vezes é para o nosso bem, para que eu e você possamos exercitar nossa fé, aprendermos a ser pacientes, sabendo que o amor de Deus por nós é tão grande, que Ele se manteve calado diante do sacrifício de seu Filho. Se ele não te amasse, nem sequer você e eu estaríamos vivos.
Voltando lá em Habacuque vemos que quando Deus respondeu ao profeta sobre o fim que viria para aqueles pecadores, Ele disse: “Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando for contada” (Hb 1.5). Deus não pára de trabalhar na sua vida, mesmo quando está calado. Ele está trabalhando e no tempo certo chegará a tua benção, e muitos não acreditarão no tamanho do milagre quando ele for contado, como diz a Palavra de Deus. Além disso, não devemos nos esquecer que Satanás sabe disso, e ele guerreia como foi na época de Daniel para que a tua resposta não chegue rápido. Creia, confie em Deus e na Sua Palavra. Ele é fiel e verdadeiro. Sua vitória vai chegar. Deus sabe o que é melhor para nós. Como Deus diz a Habacuque: “... mas o justo, pela sua fé, viverá”. (Hb 2.4b). Que as bênçãos do Senhor Jesus estejam sobre a vida que cada leitor até que nos encontremos com Ele na glória. A Ele toda honra, toda glória para todo o sempre. Amém.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] LUCADO, Max. “Quando os anjos silenciaram”. Editora United Press, 1999.


Gleydson Salviano


MINI-CURRÍCULO: Gleydson Salviano é casado com Ana Karolina, formado em Administração e com MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças, é Superintendente e Professor de EBD na Assembléia de Deus de Brasília em Samambaia/DF pastoreada pelo Pr. Erasmo Araújo Pinto.





2 comentários: