sexta-feira, 17 de agosto de 2018

O propósito da teologia




Algumas observações que as pessoas fazem que me deixam preocupado, triste e apreensivo: 


"Estamos deixando a igreja." 

"Não consigo emprego.”

"O quadro de saúde piorou."


Um que realmente não entendo é quando um cristão diz: 


“Sim, bem, eu não sou teólogo. Você estuda teologia. Eu só quero um relacionamento com Deus.”


Ainda essa semana um jovem, convicto de sua posição, afirmou-me que teologia tem o seu lugar mas não deve ser usada em toda pregação. Não se usa teologia em pregações públicas, no ônibus, no presídio ou no hospital. 

Mas... Será?

Aqui está a verdade: se você está vivo, você é um teólogo; isto é, você tem crenças sobre Deus. A bem da verdade, todos de algum modo possuem opinião sobre Deus. Agora, sua teologia pode não ser especializada (Sistemática, Reformada, Histórica, etc.). Sua teologia pode até ser “Deus não existe”. Mas você é um teólogo, e isso significa que a teologia é importante para você e deve ser importante para você.


Deixe-me dar apenas duas razões pelas quais estudar / aprender teologia bíblica é uma coisa boa. O primeiro eu vou tirar de outro escritor. O segundo virá das Escrituras.


1. Aprender teologia bíblica é aprender o que Deus disse sobre si mesmo.


“As disciplinas teológicas permitem que nos regozijemos mais completa e profundamente na glória de Deus. Verdades simples são maravilhosas. É bom para nós cantarmos músicas simples como “é bom estarmos aqui louvando a Deus”. Se você canta em fé sincera, o Senhor está muito satisfeito. Mas ele também fica satisfeito quando podemos cantar e orar sobre como exatamente ele foi bom para nós no plano de salvação e no escopo da história da salvação. Ele fica contente quando podemos nos gloriar na obra completa de Cristo, e descansar em sua providência abrangente, e maravilhar-se com sua infinitude e asseidade, quando podemos nos deleitar em sua santidade e mediar em suas qualidades de três e um e ficar admirado com sua onisciência e onipotência. Essas disciplinas teológicas não são destinadas a nos dar cabeças maiores, mas corações maiores que adoram mais e mais por causa do que vimos em Deus ”.

Kevin DeYoung, "Os crentes devem sentir-se culpados o tempo todo?"



Para mim, sentar e ler a Bíblia (não para estudar ou preparar uma aula, apenas ler) é como tomar um café com um velho amigo. Há apenas algo "bom" sobre isso.


Mas para obter uma amizade forte e crescente é preciso investigar uns aos outros, aprofundar o conhecimento e a compreensão das perspectivas uns dos outros. Você pode tomar café com um conhecido; uma amizade leva muito mais! 


Deus quer ser muito mais do que apenas seu conhecido, Salvador ou Deus. Um relacionamento forte com Deus não acontece sem aprender teologia bíblica em algum nível. Não se ama quem não conhece bem. Conhecê-lo melhor leva a amá-lo mais.



2. Estudar a teologia bíblica é a vontade de Deus para todo cristão. 
  

“[Deus] quer que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade.” - 1 Timóteo 2:4 


Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a honra tanto agora como naquele dia eterno.” - 2 Pedro 3:18  


Caso o lado prático não tenha feito isso por você, aqui está o outro lado. Deus não só quer que você tenha uma forte amizade com ele, ele quer que você queira uma forte amizade com ele. Então, por comando, Ele nos encoraja: “Aprendei sobre mim. Cresçam em seu conhecimento sobre mim.”


E só para ter certeza de que não tínhamos desculpas, ele nos deu 1) a Bíblia escrita para ler e estudar por conta própria; 2) o Espírito Santo para dar discernimento e produzir crescimento; e 3) professores humanos para nos ensinar diretamente e responder nossas perguntas. 


Então, o que impede você de ser o teólogo que Deus quer que você seja? 









4 comentários: