sábado, 2 de janeiro de 2016

Família, Projeto de Deus





Antes de qualquer outra coisa, Deus em sua soberania instituiu a família, e em sua palavra Ele nos dá todo o direcionamento de como ela deve funcionar, de forma a glorificar o seu nome aqui na terra, onde cada membro, marido, mulher e filhos exerçam o seu papel, facilitando a harmonia entre si e recebendo as bençãos de Deus.


Por Ivan Paulino*

Quando Deus, o ser supremo e todo poderoso idealizou a família, Ele fez isso antes mesmo de constituir um governo de homens, antes mesmo do estabelecimento de fóruns e leis, antes mesmo da criação da própria igreja. Deus designou e decretou antes de qualquer outra coisa, a família humana como sua prioritária e grande obra.


Gênesis 1.27 - “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”


Após criar ambos à sua imagem, Deus expressa a sua vontade de que ambos permaneçam juntos e constituam família, instituindo o casamento em Gênesis 2.24 - “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” Instituindo assim o casamento como uma união monossomática (significa um corpo, unidade, união de cônjuges em uma só carne), heterossexual (entre pessoas de sexo oposto-masculino e feminino) e monogâmica (relacionamento matrimonial com apenas um cônjuge), observe que deixará o varão, (singular) e apegar-se-á à sua mulher (singular).


Após a criação de ambos em Gênesis 1.27, nos três versículos seguintes, 1.28-30, Deus os abençoa e os dá como casal o domínio de toda a terra, devendo assim o homem e a mulher como casal focar em trazer tanto o domínio quanto o senhorio de Deus para a terra enquanto família, existindo assim distintas e singulares maneiras entre o homem e a mulher de realizar essa nobre missão através do destacado papel de cada um.

O real papel do homem:

1-O homem é orientado a cuidar do jardim.
Gênesis 2.15 - “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.”

O homem deve cuidar de seu lar para que ele produza frutos e seja um lugar seguro para a esposa e os filhos.

2-O homem é orientado a observar as proibições e atentar para as responsabilidades, deveres e cuidados inerentes a ele.

Gênesis 2.16 e 17 - “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Cabe ao homem o sacerdócio de seu lar, orientando e dando o devido exemplo de zelo e obediência para com os mandamentos do SENHOR.


O real papel da mulher:

1-A mulher é orientada ao homem e a ser uma auxiliadora idônea para ele, empregando toda a sua concentração de seus dons e talentos para promover o trabalho da administração dele.

Gênesis 2.18 - “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.”

Quando temos algo ao nosso favor, mesmo em forma de ajuda, devemos saber administrar essa ajuda, de forma a sermos grato por ela e a cultivarmos de maneira tal para que a sempre tenhamos, caso contrário faríamos como o servo mal e preguiçoso de Mateus 25.24 que enterrou os talentos. Com isso o homem deve administrar os talentos  de sua mulher que estão ao seu dispor, sendo ela a sua ajudadora. Essa administração no lar deve transcorrer em uma via de mão dupla: Efésios 5.33 - “Assim também vós , cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo , e a mulher reverencie o marido.”
Deus em sua soberana sabedoria e vontade deu ao homem e a mulher diferentes papeis relacionados um ao outro mas complementares entre si, sendo ambos para Deus iguais em valor e em dignidade. Gálatas 3.28  - “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Esse equilíbrio entre a igualdade e a diferença significa que alguns aspectos no reino de Deus serão unissex, enquanto que outros aspectos serão específicos para cada gênero, mas que marido e mulher precisam um do outro. 1 Coríntios 11.11 e 12 - “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher , sem o varão, no Senhor. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.”
Agindo assim em conformidade com a palavra de Deus, ambos homem e mulher serão exemplos para seus filhos, e terão a seus favores os frutos desse relacionamento saudável em família, exercitando exemplarmente o que está escrito em Efésios 6.4 - “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”
Se cada membro da família fizer o seu papel, para qual foi designado, não em forma de competição, mas com união como uma equipe de uma só carne, exercendo com amor e dedicação, serão cooperadores do Senhor em seu projeto ao mesmo tempo em que usufruirão dos benefícios e bênçãos traçados pelo próprio Deus para esse projeto, que têm como principal observância resplandecer a glória de Deus na terra, porque família é um projeto de Deus.



*Sobre o autor:
Ivan Paulino, servo do Deus Altíssimo, Sargento da Polícia Militar do Estado do Ceará, casado há 17 anos com Ednete Nobre, pai de Laila Nobre de 17 anos e Laiane Nobre de 10 anos. É diácono na Igreja Batista El Betel em Maracanaú (CE), líder juntamente com sua esposa do Departamento da Família e Líder do corpo Diaconal da Igreja. Escreve quinzenalmente neste blog sobre o tema: “Família”.



Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu tmb meu querido irmão!!! Obrigado pela sua amizade e pela sua parceria!

      Excluir
  2. Amém isso é propósito de Deus para alcançar todos os que de Deus ainda não conhecem e os que conhecem saber mais do querer dele em nossas vidas, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Amém isso é propósito de Deus para alcançar todos os que de Deus ainda não conhecem e os que conhecem saber mais do querer dele em nossas vidas, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu pastor, parabéns irmão.

    ResponderExcluir