sábado, 30 de janeiro de 2016

O Arrebatamento da Igreja






Por Davi Faria de Caires


Jesus virá em dia e hora que ninguém sabe. Não há hora marcada. Não há dia conhecido. A surpresa de sua volta é o fator preponderante. Estamos esperando a volta de Jesus? O que estamos esperando?


A promessa da volta de Jesus foi feita por ele mesmo, em uma promessa consoladora ("Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." - João 14.2,3). Jesus prometeu que voltaria. Paulo, inspirado por Deus, ensina que o arrebatamento dá-se em cinco estágios. Primeiro, o Senhor descerá do céu com voz de arcanjo (1 Ts 4.16); Segundo, os que morrerem em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16); Terceiro, os que estiverem vivos serão arrebatados juntamente com eles (1 Ts 4.17); Quarto, encontraremos com o Senhor nas nuvens (1 Ts 4.17) e em quinto lugar, há a promessa de estarmos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.17).
Participarão do arrebatamento, o próprio Senhor Jesus (Jo 14.2,3), o arcanjo Miguel (“E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” - Dn 12.1), os mortos em Cristo e os vivos que estiverem preparados (1 Ts 4.17; 1 Co 15.51). Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também os crentes salvos ressuscitarão corporalmente. Porém os ímpios permanecerão na sepultura até o dia do juízo final, aguardando a segunda ressurreição ("Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação." - João 5,28,29; "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," - Hebreus 9.27; "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." - Apocalipse 20.12)
O volta de Jesus é caracterizada por elementos especiais e misteriosos que indicam a natureza e o procedimento do arrebatamento da igreja. O elemento surpresa é inerente ao fato.. Jesus não informou datas de sua volta. Portanto, disse que sua vinda será como um ladrão, de modo inesperado ("Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." - Mateus 24.42-44).
A parousia (vinda invisível), será invisível, imaterial e mui veloz. Será invisível para o mundo, para os que ficarem. Será imaterial porque o corpo ressurreto será espiritual, semelhante ao corpo de Jesus (Fp 3,20,21; Lc.24.39-43). Corpo espiritual significa corpo totalmente sujeito à vontade do Espírito Santo. Um corpo que não está sujeito às leis da física de espaço e tempo. E sua vinda também será muito veloz: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Coríntios 15.52). A expressão  “num momento”, no grego é átomos, que significa algo indivisível, impossível de ser cortado ou medido, dando-nos a entender que o arrebatamento será um evento tão rápido que nenhum instrumento será capaz de perceber ou marcar sua duração.
Após a grande tribulação, ocorrerá a epiphaneia (gr. Manifestação, vir à luz, resplandecer, brilhar), que será a manifestação visível e gloriosa de Jesus Cristo no monte das Oliveiras ("E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul." - Zacarias 14.3,4), para prender Satanás e reinar com a Igreja por mil anos.
Independente das escolas de interpretação do arrebatamento, seja pós-tribulacionista, meso-tribulacionista ou pré-tribulacionista, o ponto convergente é que Jesus Voltará para buscar sua igreja. A esperança da Igreja está baseada na fidelidade de Deus. Jesus disse: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mateus 24.35). O arrebatamento também é comparado aos dias de Noé: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24.37-39). Isso mostra que o arrebatamento dar-se-á em um dia normal e corriqueiro. E por fim, a verdade é que nem todos serão arrebatados: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra” (Mateus 24.40,41). De modo surpreendentemente veloz, invisível e inesperado, a qualquer momento, Jesus arrebatará sua Igreja. Que o Senhor nos ajude, e nos guarde. Amém.


Obras consultadas
ANDRADE, Claudionor Corrêa de.  “Vem o fim, o fim vem — A doutrina das últimas coisas”. Revista Lições Bíblicas, CPAD, 4º Trimestre de 2004.
CABRAL, Elienai. “Escatologia - O estudo das últimas coisas” Revista Lições Bíblicas, 3º Trimestre de 1998. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
RENOVATO, Elinaldo. “O final de todas as coisas”. Rio de Janeiro: CPAD, 2015
RENOVATO, Elinaldo. “Revista Lições Bíblicas - 1º trimestre de 2016”. Rio de Janeiro: CPAD, 2016



Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.



Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus povo de Deus, eu sou Pastor Oni da Ass.de Deus gostaria de participar do grupo. 64-984452823, gratos pela atenção e que Deus os abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir