sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

As Bodas do Cordeiro





Por Joseone Bezerra da Silva* e Davi Faria de Caires**


Após recebermos nossa recompensa, entraremos na “Ceia e nas Bodas do Cordeiro” (Ap 19.9). Todos os salvos estariam presentes ao grande evento no céu, a palavra de Deus nos assegura que estaremos para sempre com o Senhor. O profeta Isaías diz que Deus está preparando para seu povo uma festa com melhores carnes e vinhos (Is 25.6). Jesus disse que muitos virão do Norte e Sul para sentar-se a mesa com os patriarcas (Mt 8.11).


O QUE É BODAS DO CORDEIRO?
O termo "boda" se originou a partir do latim "vota", que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. A palavra  "bodas" (gamos γάμος: um casamento) quer dizer: enlace matrimonial, casamento, festa ou banquete em que se celebram as núpcias. É um momento de festa e de alegria o noivo e a noiva que farão um voto de casamento até que a morte os separe. Os judeus tinham entre suas tradições a ideia de um banquete durava 7 dias, (Jz 14.1215,1718; as bodas de Jacó, Gn 29.27,28). Segundo alguns teólogos essa festa tem a duração de 7 anos o mesmo período de tribulação aqui na terra. Um casamento representa a união de duas famílias, assim como Cristo apresenta a sua Igreja. É uma relação entre Cristo e a Igreja (Jo 3.29; 2Co 11.2; Ef 5.25-27).


NOIVADO E CASAMENTO
No Oriente, o noivado é tão sério quanto o casamento. Na história dos tempos bíblicos, a mulher comprometida em um noivado, era chamado de esposa, mostrando seu compromisso com o noivo (Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19). A igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele (Ap.19.9;219.22.17). 


O CASAMENTO NO ORIENTE NOS TEMPOS DE CRISTO
            Para entendermos a parábola das dez virgens, é mister que entendamos como era o casamento nos tempos de Cristo, pois se tivermos como referência o casamento nos tempos atuais, não entenderemos a parábola. Algumas distinções são necessárias. Em relação à duração, o casamento ocidental hoje tem duração de algumas horas. Já nos tempos de Cristo, o casamento tinha duração de até sete dias. Quando maior fosse as posses do pai da noiva, maior duração teria o casamento. No casamento ocidental a noiva é a protagonista e pode se atrasar. No casamento oriental, na parábola o noivo é o protagonista e é ele quem se atrasa. Na ocidente, o noivado não tem valor de casamento, diferente do casamento oriental. O fator segurança pública também é vital na parábola, pois em época que não havia energia elétrica, era obrigatório que todos os convidados portassem uma lamparina (ou tocha) para diferenciá-los dos ladrões que aproveitavam-se da penumbra noturna para efetuar delitos. A obrigatoriedade do porte de lâmpadas era para todos os convidados, garantindo maior luminosidade ao ambiente, de modo que todos os convidados pudessem ser facilmente reconhecidos.


QUEM IRÁ PARTICIPAR DA BODAS?
Devemos estar preparados como as virgens de Mateus 25 que espera seu noivo. Todo Crente salvo participará da Bodas (Ef 2.8). De acordo com Daniel 12.1-3 e Isaías 26.19-21, muitos são convidados para as Bodas, o Israel salvo da Grande Tribulação e os Santos do Antigo Testamento serão convidados especiais, assim como João Batista foi um dos últimos profetas do Antigo Testamento (Jo 3.29). No céu, as Bodas são para a Igreja e o Cordeiro (Ap 19.7-9). Na terra, após as Bodas, Israel entrará esperando conhecer ao Messias como Noivo (Mt 22.1-14; Mt 25.1-13; Lc 14.16), assim como o Antigo Testamento retrata Israel como geralmente como noiva infiel (Is 54.6; Os 2.19). Cristo derribou a parede de separação e fez dos povos, um: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio” (Efésios 2.14).


QUEM FICARÁ DE FORA DAS BODAS?
Todos que rejeitaram o convite de Jesus Cristo  serão excluídos eternamente da presença e da comunhão com o Filho de Deus (Sl 5.5; Ap 20.15). Deus de forma alguma tolera o pecado e todos perversos que praticam a iniquidade (Is 59.2; Tg 4.4).


A NOIVA DEVE ESTAR PREPARADA
         O livro de Apocalipse descreve o tempo em que a noiva se aprontou e não deve estar com roupa estranha, mas branqueada e virgem para seu esposo (Sl 45.14; 2 Co 11.2), pois ninguém poderá entrar com roupa estranha (Sf 1.8; Mt 22.11).

Vejamos:

Apocalipse 1.3 - “Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.

Apocalipse 14.13 - “Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.”

Apocalipse 16.15 – “(Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.)”

Apocalipse 19.9 - “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.”

Apocalipse 20.6 – “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.”

Apocalipse 22.7,14 - “Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Bem-aventurados -aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.”


CONCLUSÃO
Disse o Senhor no ultimo cenáculo da ceia: “...Não bebereis deste fruto da vide até aquele dia (nas Bodas), em que beba convosco no Reino de meu Pai” (Mt 26.29). O banquete está preparado para os vencedores que reinarão com Cristo. Para refletir: “Guarda o que tens para que ninguém tome a sua coroa” (Ap 3.11), “Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.” (Hb 10.37). Maranata!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CABRAL, Elienai. “ Escatologia, Estudo da Ultimas Coisas.3º trimestre de 1998”.(Rio de Janeiro: CPAD 1998)

CABRAL, Elienai. "Parábolas de Jesus - Advertências para os dias de hoje". CPAD: Rio de Janeiro, 2005

EARLE, Ralph; SANNER, A. Elwood e CHILDERS, Charles L. "Comentário Bíblico Beacon - Vol. 10". (Rio de Janeiro: CPAD, 2006).

ENSINADOR CRISTÃO, n°65 Trimestre: 1° de 2016 – Lição de Adultos, CPAD

PEDRO, Severino. Escatologia. “Doutrina das Ultimas Coisas” (Rio de Janeiro: CPAD, 1998).

PENTECOSTAL, Bíblia de Estudo. ” João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida: CPAD, 1995.

RENOVATO, Elinaldo. “O final de todas as coisas”. (Rio de Janeiro: CPAD, 2015)

RENOVATO, Elinaldo. “Revista Lições Bíblicas - 1º trimestre de 2016”. (Rio de Janeiro: CPAD, 2016).

SNODGRASS, Klyne. "Compreendendo todas as parábolas de Jesus - Guia completo". CPAD: Rio de Janeiro, 2010


SOBRE OS AUTORES:
*Joseone Bezerra da Silva. É casado com Maria de Fatima Saraiva. Natural de Mossoró do Rio Grande do Norte-RN, onde congrega na Assembleia de Deus desde 2002 com o cargo de líder de setor de Discipulado. Formado em Bacharel em Teologia e pós graduado em ciências da Religião pela LOGOS  (Centro de Educacional Logos e Instituto de Teologia Reviver para Cristo), mestrado em Teologia (Universidade da Bíblia), Pós-graduado em Psicopedagogia (Apoena), exerce seu ministério com ênfase em Apologética, pregação, interpretação dos textos e aconselhamento bíblico. Contato: joseone-b-silva@hotmail.com


**Davi Faria de Caires, Psicólogo (PUC Campinas), pós-graduando em Saúde Pública (UNICAMP).  Estuda teologia na EETAD-FAETAD. Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campinas-SP.  Músico e professor de Escola Dominical, ao lado de sua esposa Neide de Caires.  Editor do Blog Teologia com Propósito. Contato: teologiacomproposito@gmail.com


Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.






2 comentários: