quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Música, louvor e adoração [segundo artigo]




Por Mateus Mesquita

A música de fato arrebata os corações, ela tem algumas funções extremamente peculiares, e uma delas é fazer com que as pessoas se identifiquem com sua letra e/ou sua mensagem e isso a torna tão intrigante e até mesmo atraente ao ponto de mover nosso interior abalando assim nossas emoções e tudo isso é parte do nosso louvor e adoração a Deus.

Observemos o seguinte:
Louvor: Honra, homenagem, gratidão, agradecimento e elogio por méritos.
Adoração: Veneração, culto e rendição.

            Salientamos que de acordo com os significados das palavras acima, quando louvamos a Deus o louvamos por aquilo que Ele fez, faz ou irá fazer (ligado a Sua onipotência para realizar o sobrenatural em nosso favor), e quando adoramos O adoramos por aquilo que Ele é (incondicionalmente). A música nesse contexto pode expressar ambos significados sendo totalmente errôneo referir-se a música com a expressão “louvor”, pois podemos perfeitamente louvar e/ou adorar a Deus através da música, lembrando que não é apenas através da música que podemos louvar ou adorar a Deus. Chegamos a um ponto de convergência entre a música, nossos sentimentos, emoções, o louvor e a adoração, onde seremos levados a uma possível entrega interior às diretrizes do Espírito Santo.
            Ao longo dos anos a música se tornou um excelente dispositivo de alcance interior de indivíduos, e devido a isso foi e é usada em diversos momentos que marcaram a história da humanidade em seus mais diversos ambientes. Ao ler o que aqui escrevo você automaticamente se lembrará de algumas músicas que marcaram sua história pessoal onde talvez a mensagem a ser transmitida era exatamente o que se passava em sua vida na ocasião.
            O que quero transmitir aqui é que devemos buscar um marco em nosso relacionamento com Deus e a música com certeza foi criada por Ele para que pudéssemos fazer dela algo que nos incentivasse e até mesmo nos ajudasse a estar com Ele; porque isso é bom (Salmo 118:14).
            Está claro que Deus utiliza a música para fazer com que as pessoas:
                        - Se lembrem Dele
                        - Se aproximem Dele
                        - Louvem a Ele
                        - Adorem a Ele
            Porém, Ele só aceita o que é verdadeiro (João 4:24) e isso faz com que nosso cantar e/ou tocar seja algo que mova o coração de Deus de alguma forma, levando-nos a obrigatoriamente elevar nossa canção ao nível espiritual necessário para alcançar a Deus, pois a bíblia diz que Ele não rejeita um coração sincero, puro e quebrantado que o busque; isso é ser totalmente verdadeiro (Salmo 51:17). Sem assim cabe a nós as seguintes perguntas: Que tipo de canção entregamos em adoração a Deus ?,  Que tipo de canção entregamos em louvor a Deus ?, é verdadeiro o que expressamos através da nossa música ?, como bem citamos a pouco o que de fato importa pra Deus é o que está em nosso coração no momento em que entoamos nossa música a Ele.
            Outro ponto é que compreendemos que nem todos têm uma extrema habilidade para a cantar e/ou tocar a música, mas observar que a Deus deve ser dado sempre o melhor é algo que inevitavelmente se torna um requisito para a canção que tocará o Senhor.
            Concluindo, o ponto máximo do louvor e da adoração que irá agradar a Deus passa pelo melhor de nosso exterior (o maior sacrifício que podemos fazer) e o melhor de nosso interior (com sinceridade e quebrantamento), quando chegarmos ao equilíbrio desses pontos nossa canção certamente chegará a Deus com um cheiro suave.
            Que Deus abençoe sua vida e o(a) faça encontrar o caminho da adoração e do louvor verdadeiro; porque isso é bom.


Sobre o autor:
Mateus Mesquita é casado com Dâmaris Ambrosino e pai de Júlia Mesquita. É Presbítero e ministro dirigente de Louvor e Adoração na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em Ibaté - SP, denominação na qual também é Coordenador Regional de Música e Artes. Possui Bacharel em Ciências Contábeis e foca seu ministério no desenvolvimento didático/prático e espiritual de equipes de Louvor e Adoração. Escreve mensalmente neste blog sobre o tema: "Música, Louvor e Adoração".   
Contato: mateus.mesquita@gmail.com



Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário