sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Salmo 127 e os quatro estilos parentais




Por Davi Faria de Caires*


palavras chaves: família. Estilos de criação de filhos. Papéis.   

Salmo 127
1. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.
4. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
5. Bem aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.


sentinela ato de guardar, de vigiar; o que guarda, o que preserva, o que vigia, o que espia, o que vela sobre alguma coisa


INTRODUÇÃO
Escrito por Salomão, este salmo contém ricos ensinamentos para toda a família. Cada componente tem a sua responsabilidade para que a família seja bem aventurada e esteja nos padrões bíblicos criados por Deus. Por diversas vezes, neste estudo, foram utilizadas as palavras pai (no singular) e pais (no plural). De antemão, faz-se oportuno esclarecer que a expressão “pai” não evoca somente a figura paterna no sentido masculino da palavra. Esta expressão tem um sentido mais amplo, e toda vez que for empregada neste estudo, foi para dirigir-se àquele que é responsável pela criação dos filhos. Podem ser ambos – pai e mãe - ou apenas um, na ausência do outro. Estas instruções bíblicas também são válidas para os responsáveis diretos – tios, avós, parentes ou até mesmo os pais adotivos - caso os pais biológicos estejam ausentes na criação, educação e formação espiritual e moral dos filhos. Reflita, portanto, com a mente e com o coração.

1. CONFIANDO NA BONDADE DE DEUS
1. Se o Senhor não edificar a casa [Em diversos trechos das Escrituras vemos a palavra CASA referindo-se ao corpo humano. Considere isto como uma metáfora.] em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Neste contexto, edificar significa planejar, criar, construir. Assim como a casa, normalmente os filhos são planejados e criados pelos pais. Um filho nasce da relação amorosa entre os pais. Biologicamente os pais podem se considerar capazes de gerar um filho até mesmo sem a ajuda de Deus. Mas o que é um corpo sem espírito? Todo homem ao nascer possui espírito, alma e corpo.
Um corpo sem o espírito não tem vida! E quem dá o espírito humano? É Deus! Ora, os pais podem gerar um ser biológico, mas quem dá a vida é Deus. Em João 1.1,3 lemos que “No princípio [Antes da criação do mundo] era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Gênesis 2.7 diz: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida. E o homem foi feito alma vivente.”
Portanto, cremos que foi o SENHOR quem criou todos os seres viventes, inclusive os seres humanos.

2. OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR
3. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.
Lembremos-nos de que a reprodução humana é um evento fantástico e fascinante. Os pais devem considerar os filhos como uma dádiva e herança da parte de Deus. A fertilidade vem de Deus e a condição de criar os filhos também é o SENHOR quem dá. Neste sentido, apesar de envidar muitos esforços, o máximo que a comunidade científica conseguiu até hoje foi clonar embriões. Grosso modo, a clonagem é uma cópia de um ser vivo já existente. O ser humano por si só não conseguiu e jamais conseguirá por si só criar a vida. Jamais será como Deus, o criador de todas as coisas.  Pela sua Palavra, Ele trouxe à existência as coisas que não existiam. Este Salmo, sendo integrante da Palavra de Deus, tem o poder de trazer resultados benéficos e positivos que certamente abençoarão você e sua família, pois a Palavra de Deus é eficaz, infalível e sempre que é emitida, produz resultados. Creia nela de todo o seu coração e coloque em prática, conforme a orientação de Tiago 1.22 “E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes...”. “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio [...]; porém eu e a minha casa [Neste trecho, a palavra CASA está referindo-se à família de Josué.] serviremos ao SENHOR, Josué 24.15.    
Este versículo afirma que os filhos são como herança do Senhor. Mas o que é uma herança senão aquilo que alguém recebe por direito legítimo? Consideremos, por exemplo, um pai de família que ao falecer deixa uma grande fazenda, entre outros bens. Caso a esposa não seja viva, esta fazenda pertencerá aos seus filhos por herança. Estes não terão que trabalhar para adquiri-la, pois herdarão estas terras por legítimo direito.
Assim também, os filhos são comparados como herança do SENHOR. Cabe aos pais a importante tarefa de criá-los corretamente nos caminhos do SENHOR. Josué afirma que a sua família, assim como ele, serviriam ao SENHOR. Com isto, este grande líder mostrou o exemplo de um pai que já conquistou a sua herança – seus filhos - para Deus. Apesar de a Salvação ser individual, os pais têm grande poder de influência sobre a vida dos filhos.
Lembro-me de um fato ocorrido há alguns anos atrás. Para ampliar sua estrutura, certa instituição se interessou muito por adquirir uma casa dos arredores. O ponto onde esta casa se situava era um local estratégico para que esta instituição ampliasse suas instalações. Já havia adquirido todas as residências daquele quarteirão. Só faltava aquela casa. Mas todas as tentativas de negociação com o dono foram frustradas, pois aquele imóvel fora herdado!
A herança deve ser cuidada. Herança não se vende, não se negocia. Mesmo que ao nosso redor existam muitas casas destruídas por Satanás, devemos preservar nossa herança com bastante zelo, pois o fruto do ventre é o galardão do SENHOR.

3. O VALENTE, O ALVO. O ARCO E A FLECHA: UMA METÁFORA
4.Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
Imaginemos um valente utilizando o arco e a flecha. Vamos pensar e imaginar nesta cena. Com uma das mãos, ele segura o firmemente o arco. Com a outra, empunha a flecha e apóia uma extremidade na corda que está esticada ao longo do arco. Em todo o momento sua postura é firme e irradia coragem, pois é valente e sabe que está em uma guerra. Agora precisa mirar no alvo. Concentra-se nele com atenção. Seu objetivo é acertá-lo. Todo esse esforço é para acertar o alvo. E somente quando a flecha está na mira é que o valente atira o alvo.
Podemos notar três etapas nesta ação:
1)      Segurar a flecha e o arco com firmeza;
2)     Mirar o alvo com concentração;
3)     Soltar a flecha para vê-la acertar o alvo.

Vamos agora analisar o comportamento do valente nesta cena:
·         Ele sabe que está numa guerra.
·         Para vencer, precisa acertar o alvo.
·         Sua postura é firme.
·         Tem um foco bem definido.
·         Age com firmeza, confiança, concentração e coragem.

Nesta ilustração do verso quatro, podemos identificar cinco elementos. E cada elemento desta metáfora possui um significado:
·         A guerra refere-se à batalha espiritual entre os reinos de Deus e o reino do inimigo de Deus, Satanás.
·         O alvo representa Jesus (Ver Fp 3.14).
·         O valente significa o pai.
·         A flecha significa o filho.
·         O arco significa a Palavra de Deus e o Espírito Santo.

3.1 A Guerra
Fomos muito bem orientados pelo Senhor Jesus que enquanto vivermos nesta terra estaremos em constante guerra. Mesmo que nossa consciência natural não perceba, em todo o tempo dois reinos lutam pelos humanos numa ferrenha batalha espiritual: o Reino de Deus e o Reino das Trevas. E o principal alvo de Satanás são as famílias!
A situação da sociedade contemporânea reflete a situação das famílias. Vemos muitas catástrofes sociais repugnantes aos olhos de Deus. Não é necessário citar muitos exemplos para comprovar isto. Basta lembrá-los do teor das notícias que são veiculadas todos os dias nos meios de comunicação. É triste e lamentável. Vemos informes de homicídio ocorrendo dentro das casas. Filhos matando os pais e pais matando os próprios filhos. Isto é o ápice da crueldade humana. O pecado na terra já cheira mal a Deus. Lembremos-nos da profecia do Senhor Jesus a este respeito em Mateus 10.21: “E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais e os matarão”. A moral mundana está corrompida. Os valores bíblicos estão completamente invertidos e adulterados. E os nossos filhos vivem e crescem neste contexto.
           
3.2 O Alvo
O alvo representa o Senhor Jesus. Paulo disse aos Filipenses 3.13,14: “Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. O “alvo” disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vêm ao Pai a não ser por mim”.
A maior incumbência do pai cristão é ensinar os filhos a andar no caminho que leva para o céu, despertando neles o amor, o interesse e o desejo de sempre andar neste caminho rumo ao alvo, sem desviar para a esquerda e nem para a direita.  



3.3 O Valente e os quatro estilos parentais
Para ter êxito, o pai deve portar-se como um valente. Mas por quê? Por que o contexto espiritual contemporâneo exige isto. Na história narrada acima sobre o valente, vemos que este se porta com firmeza, destreza e coragem.
Porque o valente segura o arco e a flecha com firmeza? Se o valente fosse frouxo e inseguro ao atirar, a flecha alcançaria o alvo? Nestas condições, a chance de errar o alvo seria grande.
Assim também o pai não deve ser frouxo e nem descuidado na educação do seu filho. Antes, porém, deve ter o “pulso firme” e exercer a autoridade que foi já constituída por Deus. Ora, se o filho depende do pai, deve-lhe honra obediência para que viva longamente. E o pai por sua vez deve agir com firmeza, para que o filho venha a obedecer-lho e encontrar nele um “porto seguro”.
Os pais sempre tomam uma decisão de como criar os filhos, mesmo que não o façam conscientemente. A Psicologia afirma que existem diferenças de estilos na criação dos filhos. Cada estilo é caracterizado pela forma em que os pais educam os filhos. Basicamente, existem quatro tipos: o estilo negligente, o estilo autoritário, o estilo permissivo e o estilo competente.
                       
3.3.1 O estilo negligente
O pai negligente é aquele que se exime da responsabilidade cuidar e “educar o filho no caminho em que deve andar”. Ao contrário, deixa seu filho à mercê das intempéries da vida. Ele não corrige, não exorta e nem acompanha a vida do seu filho. Agindo assim, o deixará mais vulnerável diante dos manjares deste mundo.
                                  
3.3.2 O estilo autoritário
            O pai autoritário manda e cobra verbalmente do filho, mas não mostra exemplo. Os pais devem se esforçar para oferecer aos filhos um padrão correto de comportamento moral.
O que o pai faz influencia mais do que o que ele diz. Um provérbio popular resume bem esta idéia: “Um gesto vale mais do que mil palavras”. Outro provérbio diz assim: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” (...).
                                  
3.3.3 O estilo permissivo
            O pai permissivo é aquele que acompanha a vida do filho, sabe o que ele faz, mas não corrige os seus erros. Vê o filho fazendo coisas erradas e diz: “Que bonitinho...! Vejam só que gracinha!”. O fim desta família poderá ser catastrófico. Temos na Bíblia um exemplo de pai permissivo, o sacerdote Eli.
Veja excertos do texto sagrado, extraídos do livro de 1 Samuel:

Capítulo 2
12. Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial [Belial significa sem valor, imprestável, iníquo] e não conheciam o Senhor.
17. Era, porém, muito grande o pecado destes jovens perante o SENHOR (...).
22. Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
34. [profecia contra a casa de Eli] E isto te será por sinal, a saber, o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias: que ambos morrerão no mesmo dia.

Capítulo 4
11. E foi tomada a arca de Deus; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
18. E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado a Israel quarenta anos.


 
            Eli, apesar de ter exortado seus filhos, não os destituiu do cargo. Foi omisso e permissivo. Sua omissão provocou a ira de Deus, que finalmente matou a Eli e seus dois filhos.
            Portanto, o estilo permissivo está longe de ser a vontade de Deus para a família cristã.

                        3.3.4 O estilo competente
Este é o melhor estilo. O pai competente é aquele que acompanha o seu filho, ouve, orienta, demonstra afeto e também o corrige, sempre que for necessário.

3.4 A Flecha
Qual é a trajetória da flecha?
A direção da flecha é orientada por duas forças: do arco e do valente. O arco impulsiona, e o valente direciona. Em outras palavras, a conduta do filho deve ser orientada pelos conselhos do pai, da palavra de Deus e do Espírito Santo, senão, vejamos:
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no SENHOR, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. (Efésios 6.1-4).
Vemos muitas desordens sociais causadas por filhos que não obedeceram aos pais. Pela desobediência, muitos sofrem conseqüências dolorosas. Muitos morrem em assaltos, em acidentes ou de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Ou então passam anos nas cadeias, colhendo os amargos frutos da desobediência.
Cremos que a Palavra de Deus se cumpre fielmente. Ela é mais exata do que as leis humanas, porque é infalível. É por isso que hoje em dia o número de mortes na juventude é tão alto! É o preço da desobediência aos pais. É o cumprimento da Palavra de Deus.
Mas o filho que quiser se dar bem na vida deverá honrar os pais e andar no caminho que leva para o céu. Este é o primeiro mandamento com promessa. 
  


3.5 O Arco
Sabemos que o que leva o homem até Jesus é a Palavra de Deus e o Espírito Santo. A bíblia diz: “A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus”. As escrituras, do início ao fim, testificam de Jesus. E o papel do Espírito Santo é levar as pessoas a crerem em Jesus. Quando Jesus ascendeu aos céus, nos deixou o Consolador que nos guia a toda a verdade. O Espírito Santo, em conformidade com a Palavra, leva as pessoas até Jesus.

           
4. A FAMÍLIA BEM AVENTURADA
5. Bem aventurado [Mais do que feliz] o homem que enche deles [De filhos] a sua aljava; não serão confundidos [Os filhos não serão confundidos], quando falarem com os seus inimigos à porta. A versão na linguagem de hoje traz assim: “Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal.”
Com Jesus morando no coração, os filhos não serão presas fáceis para o inimigo.
Jesus comparou o coração humano a uma porta quando disse à igreja de Laodicéia:“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” (Ap 3.20).
Veja que o versículo aponta o substantivo inimigo no plural [quando falarem com os seus inimigos à porta], dando a entender que existem mais de um inimigo. A Bíblia aponta três: o diabo, o mundo e a carne.
Estes três elementos têm algo em comum: eles usam a mesma ferramenta para tentar destruir a família. Esta ferramenta é o pecado. Diante disso,“Como purificará o jovem o seu caminho? Resposta: “Observando-o conforme a tua Palavra.” Quando tiver que enfrentar estes inimigos, os filhos vencerão e não serão confundidos. Se Deus perguntasse como conseguiram vencer, eles certamente responderiam: venci porque “Escondi a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti.” (Sl 119.9,11).  


CONCLUSÃO
Ter uma família bem aventurada não depende apenas do esforço humano, mas sim da graça de Deus. “E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mais criai-os na doutrina e admoestação do SENHOR” (Efésios 6.5). “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
O maior legado que o pai pode deixar ao seu filho é ensiná-lo a andar no caminho que leva para o céu. Deve se esforçar para fazer com que o seu filho escolha, ame, e ande por este caminho até se encontrar com Jesus nos céus, o “alvo”, perfeito por excelência.
  


                                                                         

Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com


Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.






22 comentários:

  1. Estou estudando esboços para ministrar culto da família e gostei muito da clareza, simplicidade e exegese que o senhor Davi, apresentou, muito me edificou.
    Que Deus continue lhe abençoado.
    Evangelho puro sem mistura.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom que tenha sido edificado, prezado. Deus nos abençoe e nos guarde. Abraço.

      Excluir
  2. Muito bom esse estudo.
    Se os pais não ocupassem o seu tempo com tantas coisas fúteis e dedicassem desse tempo buscando conhecimento na palavra bem como em publicações edificantes muitos filhos não estariam perdidos para imundícias desse mundo.

    ResponderExcluir
  3. Que clareza! A internet está tão cheia de "estudos" da bíblia, porém, é difícil encontrar um com coerência e coesão! Gostei muito!Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Davi,estudo edificador e bem detalhado estudo .
    Jesus abra sua mente espiritual,para ensinar mais é mais ,amém!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! gostei muito, aprendi sobre edificar aninha casa.muito bom mesmo amei!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado estou comessando a ministra a palavra e hj pude contar com esse estudo .que me ajudou muito .Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o estudo. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa explicação.....parabéns!!! Glória a Deus por sua dedicação...aprendi muito, Olha já me converti faz tempo...vivemos em tempos que não se esmiulsa mais a palavra de Deus com tanto esclarecimento...arrasou

    ResponderExcluir
  9. Muitíssimo e agradável texto enriquecedor, esclarecendo cada ponto em seu valor! Espiritualmente foi abençoado.

    ResponderExcluir
  10. Olá.. a paz de Cristo.. por gentile poderia mandar este estudo pro meu email em forma de PDF..
    Preciso muito e amei o conteúdo!

    ResponderExcluir
  11. Parabêns pelo estudo meu irmâo.Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Amei o estudo que Jesus Cristo possa te abencoar sempre

    ResponderExcluir
  13. Que o Senhor continue abençoando a vida deste homem de Deus,foi muito gratificante ler esse estudo....

    ResponderExcluir
  14. Que Deus o continue lhe dando sabedoria, para cada vez mais levar a palavra dele em outras passagens...

    ResponderExcluir
  15. Muito bom Deus abençoe grandemente sua vida Senhor Davi Farias
    Vou levar um estudo sobre salmo 127 e esse seu estudo vai mim ajudar bastante 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Muito bom esse comentário sobre família Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
  17. Estudo maravilhoso aprendi e com certeza vou aplicar no culto da família,que Continue iluminando sempre a mente do Senhor para que possamos aprender sobre Deus muito mais Glória a Deus pela sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Excelente e inspirado pelo Espírito Santo! Parabéns 👏 👏 👏 👏 👏

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito. Parabéns 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir