quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tipos de Sermão






Por Davi Faria de Caires*

Há basicamente três tipos de sermões. Os mais comuns são o temático, o textual e o expositivo.

Sermão temático
O Sermão temático é um sermão mais livre. Estabelece-se um tema (uma frase), um texto base e dois, três ou quatro pontos para o desenvolvimento da mensagem (início, meio e fim). De modo geral, três pontos é um bom número. Mas pode ser mais ou menos, de acordo com a mensagem.

Exemplo de sermão temático:
Tema: O Poder do Evangelho
Texto base: Romanos 1.16
1º Ponto principal: O EVANGELHO LIBERTA
2º Ponto principal: O EVANGELHO TRANSFORMA
3º Ponto principal: O EVANGELHO CURA


Sermão textual
O sermão textual é parecido com o sermão temático, porém a divisão dos pontos necessariamente deve obedecer a passagem bíblica que estiver sendo utilizada.

Exemplo de sermão textual:

Tema: Jesus visita um pecador
Texto base: Lucas 19.1-10
Divisão:
I- Foi uma visita inesperada (vv. 1-6)
II- Foi uma visita transformadora (v. 8)
III- Foi uma visita salvadora (vv. 9,10)


Sermão expositivo
Um sermão expositivo é a explicação da Escritura. É o sermão que externa, que mostra e expõe uma verdade contida em um determinado texto das Escrituras. A principal função do sermão expositivo é tornar claro o texto bíblico, explanar o texto e dizer exatamente o que o texto quer dizer. Pregação expositiva é pregar a Palavra de Deus, e não ‘sobre’ a palavra de Deus.  Pregação expositiva é pregação centrada na Bíblia. O foco, conteúdo, as ideias, as divisões e a aplicação do sermão devem ser centrados na passagem bíblica, e não nos critérios, pensamentos e opiniões do pregador.

Exemplo bíblico de sermão expositivo:

"todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel. Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, [interpretando-o] e [explicando-o], a fim de que o povo [entendesse] o que estava sendo lido." - Neemias 8.1,3,7-8

Em Neemias temos um exemplo de sermão expositivo sendo colocado na prática. Interpretação, explicação e entendimento são os pontos chaves de um sermão expositivo, conforme vimos em destaque no texto bíblico supracitado.
A despeito das vantagens reconhecidas, este método é pouco usado porque é o que mais exige do pregador. Cada palavra do texto escolhido deve ser explicada. Não basta pregar a passagem escolhida. Deve-se antes conhecer o contexto da passagem, o livro, o autor, seus propósitos. E também todos os pontos devem estar evidentemente em harmonia com o restante das Escrituras. A pregação expositiva dá ao pregador a liberdade de ser fiel em vez de ser bem sucedido. A pregação expositiva tem o compromisso de explicar a Palavra de Deus. Este foi o estilo mais frequentemente empregado pelos profetas, Jesus, apóstolos, reformadores e os pregadores mais conhecidos da História (Lutero, Calvino, Charles Spurgeon, DL Moody, entre outros).


> > Como preparar um Sermão Expositivo? Clique aqui.


Obras consultadas:
CABRAL, Elienai. Homilética: falando de Deus aos homens. EETAD: Campinas, 2006

LOPES, Hernandes Dias. Pregação Expositiva. São Paulo: Hagnos, 2008



Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com



Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.




13 comentários:

  1. Excelente explicação Davi. Prego a alguns anos e não sabia a diferença entre os tipos de pregação. E, na verdade, preciso melhorar cada dia. Muito obrigado por esse artigo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo irmão, ajudou aqui, Deus abençoe abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente estudo meu irmão Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e esclarecedor obrigado meu irmão

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, ajudou bastante.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. Obrigado me ajudou bastante coisas que eu não sabia agora tirei as dúvidas obrigado

    ResponderExcluir
  7. Prezado Davi. Como ainda senti necessidade de maiores esclarecimentos, sugiro que vc faça um exemplo, tomando 1 texto bíblico, apenas, e mostrando os 3 Tipos na mesma citação bíblica. Ficará mais claro, mais didático, mais inequívoco. Pode ser? Aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Muito eficiente! Gostei.

    ResponderExcluir
  9. Explicação Perfeita! Nos deu norte para entender melhor Deus abençoe!

    ResponderExcluir