quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O que é a Grande Tribulação?




Por Davi Faria de Caires*


         Após o arrebatamento da igreja, sucederá na terra um estado de sofrimento e horror, conhecido como Grande Tribulação, assunto que ocupa treze capítulos do livro de Apocalipse (Ap 6 - 18). Neste tempo, caracterizado por juízo divino, Deus derramará o cálice de sua ira sobre todos aqueles que escolheram viver na prática do pecado e rejeitaram o sacrifício do Filho de Deus. Esse assunto, apesar de muito terrível, deve despertar em nós o temor. Não o temor do porvir, mas sim o temor e o tremor ao Senhor, que é o princípio da sabedoria (Pv 9.10)

É bem verdade que Satanás jamais conseguirá ser igual a Deus, porém desde o princípio, ele tenta imitá-lo. E essa frustração faz dele um imitador das obras divinas, porém com intenções más. Pelas Escrituras, sabemos nós que no início da Grande Tribulação, Satanás formará uma tríade, a sua falsa trindade, constituída pelo Dragão, pelo Anticristo e pelo Falso Profeta, que neste período de sete anos, tomarão posse temporariamente da Terra. De acordo com 2 Tessalonicenses 2.3-10, é o Espírito Santo quem impede que o anticristo se manifeste antes do tempo. Quando o anticristo surgir, o Espírito Santo será retirado como restritor do pecado, e o pecado terá livre curso. Porém, a operação de salvação dos pecadores continuará acontecendo por obra do Espírito Santo.

O início da carreira do Anticristo será algo insignificante. Daniel relata esse aparecimento inicial como um chifre pequeno (Dn 7.8). Mas logo depois, o anticristo derrubará três reis, ocupará três países e prosseguirá em crescimento de força e poder, tornando-se governante de uma confederação de dez países (Dn 7.24). O anticristo (a besta de Apocalipse 13.1-8) será um líder político, um ditador mundial. O falso profeta será seu ministro de cultos, que estará à frente da igreja mundial de Satanás, a falsa igreja, que se projetará através da unificação de todas as religiões.

No primeiro período da Grande Tribulação, duas testemunhas surgirão para pregarem. A bíblia não diz quem serão essas testemunhas, mas a suspeita é que sejam Enoque e Elias. Estes dois homens são os únicos do Antigo Testamento que foram trasladados e não provaram a morte física. Essas duas testemunhas morrerão no início do segundo período da grande tribulação, e depois ressuscitarão à vista de todos e finalmente ascenderão ao céu (Ap 11.3-12).

O juízo de Deus será derramado em toda a terra, simbolizados por sete selos, sete trombetas e sete taças. Os quatro primeiros selos são representados por quatro cavalos: branco, vermelho, preto e amarelo. O cavalo branco representa o surgimento do anticristo. O cavalo vermelho representa o surgimento de muitas guerras. Em virtude das guerras, haverá muita fome (cavalo preto). E em decorrência de guerras e fomes, um quarto da população mundial será exterminada. Essa mortandade é representada pelo cavalo amarelo (Ap 6.2-8).  Apesar de tão grande calamidade, esses quatro selos são apenas o início das dores, pois ainda restam o quinto, o sexto e o sétimo selos; as sete trombetas e as sete taças. Haverá muitos mártires neste tempo (quinto selo). O sexto selo (Ap 6.12,13) indica que haverá grande tremor de terra, escurecimento do sol e mudança de aspecto da lua, tornando-se como o sangue. Essas catástrofes físicas encerram a primeira parte da grande tribulação. A segunda parte da grande tribulação inicia-se com o sétimo selo (Ap 8.1-5), e está relacionado a novas catástrofes na terra e comoções no céu físico.

As sete trombetas estão descritas nos capítulos 8 e 9 do Apocalipse. Ao analisarmos o texto bíblico, veremos que um terço da vegetação será destruído com saraivada, fogo e sangue que cairão sobre a terra (primeira trombeta). Um terço da vida marinha e das embarcações será destruído com a queda de algo grande como uma montanha caindo no mar (segunda trombeta). Rios e fontes serão contaminados, e um terço de toda a água da terra será poluído (terceira trombeta). Haverá muita escuridão na terra, pois um terço do brilho do sol, da lua e das estrelas desaparecerá (quarta trombeta). A terra será invadida por demônios em forma de gafanhotos gigantes, e os habitantes da terra serão atormentados por cinco meses (quinta trombeta). A terra será invadida por duzentos milhões de seres infernais, comandados por quatro anjos caídos. Nesta ocasião, um terço da população da terra será exterminada (sexta trombeta). A sétima e última trombeta introduz os últimos e mais severos juízos de Deus, sob as sete taças.

As sete taças da ira de Deus estão descritas nos capítulos 15 e 16 de Apocalipse. Serão flagelos e catástrofes em escala mundial e de efeitos destruidores jamais conhecidos. Os adoradores da besta serão acometidos por muitas chagas malignas (primeira taça). O mar se tornará em sangue, e por tornar-se completamente contaminado, toda vida marinha desaparecerá (segunda taça). Os rios e fontes de água doce também serão contaminados (terceira taça). Haverá aumento de temperatura do sol, queimando os homens (quarta taça). Haverá muitas blasfêmias na maior parte da humanidade, e por não se arrependerem, serão acometidos de muitas trevas e morderão suas línguas de dor (quinta taça). Hostes demoníacas dominarão os homens, levando exércitos de guerra a se concentrarem em Israel com o intuito de destruírem Jerusalém e o próprio Deus (sexta taça). Espetaculares mudanças ocorrerão na superfície da terra através de um terremoto mundial, destruindo cidades, aplainando montanhas e alterando todo o contorno dos mares. Toda geografia do planeta será alterada (sétima taça).

No início da Grande Tribulação, Israel gozará de privilégios e se fortalecerá, a ponto de o Anticristo fazer pacto com ela. Os sacrifícios em Israel serão retomados, e após três anos e meio, o anticristo anulará o pacto e começará a perseguir os judeus. Dentre as doze tribos, haverão cento e quarenta e quatro mil judeus que serão salvos e testemunharão em toda a terra: “E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel (Ap 7.4).” Mais adiante, esses cento e quarenta e quatro mil judeus serão martirizados, como dá a entender Apocalipse 14.1-3. Os judeus lutarão desesperadamente. Israel será quase destruída. Será muito grande a mortandade em Israel (Zc 13.8). Quando não houver mais esperança de salvação para os judeus, eles clamarão a Deus, e nesse momento Jesus descerá visivelmente sobre o monte das Oliveiras para prender Satanás por mil anos e instaurar o Seu Reino milenial. No momento em que Jesus tocar o Monte das Oliveiras este se dividirá o meio, produzindo um grande vale, e toda Jerusalém se tornará uma planície. O Mar Morto, onde atualmente não há vida, será um viveiro de peixes. Com a vinda visível de Jesus sobre o monte das Oliveiras, finda-se, então, o período da Grande Tribulação.



Obras Consultadas

ANDRADE, Claudionor Corrêa de.  Vem o fim, o fim vem: a doutrina das últimas coisas. Revista Lições Bíblicas, CPAD, 4º Trimestre de 2004.

CABRAL, Elienai.  Escatologia: o estudo das últimas coisas. Revista Lições Bíblicas, CPAD, 3º Trimestre de 1998.

RENOVATO, Elinaldo. O final de todas as coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 2015

RENOVATO, Elinaldo. Escatologia. Revista Lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre de 2016

SILVA, Antônio Gilberto da. Daniel e Apocalipse: o panorama do futuro. Campinas: EETAD, 2008.

ZIBORDI, Ciro Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro: CPAD, 2012



Sobre o autor:
Davi Faria de Caires
Cristão protestante, casado, residente e natural de Campinas-SP, é membro da Igreja Batista Regular no Jd Liza (Campinas-SP). Músico formado pela Escola Livre de Música (UNICAMP), formado em Psicologia (PUCCAMP) e em Gestão de Recursos Humanos (UNIDERP); graduando em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de Campinas (FTBC) e pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Psicólogo clínico com atuação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Criador do Grupo de Estudos Teologia com Propósito®Contato: davifariadecaires@gmail.com



Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário