sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Tribunal de Cristo e os Galardões





Por Joseone Bezerra da Silva*


Depois do Arrebatamento dar-se-á uma série de eventos escatológicos. Hoje falaremos do Tribunal de Cristo. Todo crente salvo irá comparecer “ ante o Tribunal de Cristo. (Rm 14.10 b ...Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus). Paulo está falando do julgamento das obras dos crentes, e não dos pecados. (Hb 10.17). Cada obra haverá de ser julgada.(Mt 12.36-37).

   
O QUE É O TRIBUNAL DE CRISTO?
Segundo o dicionário Aurélio tribunal vem do (latim – tribunalis, dos tribunos). É um órgão cuja a finalidade é exercer a jurisdição, ou seja, resolver litígios com eficácia de coisa julgada. No tribunal de Cristo será uma concessão de prêmios aos vencedores deste mundo.
No grego é μα bema) côrte para uma retribuição, refere-se a uma plataforma elevada de arbitragem e recompensa. (2 Co 5.10). No Tribunal de Cristo serão julgadas as nossas obras, e receberemos galardões “ (Hb 6.10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis).” Mediante uma fé sincera, todo cristão é alcançado pela graça da justificação plena e eterna de Deus, que cada crente responderá por suas ações.( Rm 5.1; 1 Co 3 13-15).


ONDE SERÁ REALIZADO O TRIBUNAL DE CRISTO
          Acontecera depois do arrebatamento da igreja, será realizado nós céus. Não será um julgamento para condenação ou salvação, nenhuma condenação há ( Rm 8.1). Mas será um julgamento para recebermos galardões (Ap.22.12). Não devemos confundir o tribunal de Cristo com o juízo final; ao qual veremos na lição 11.


COMO SERÃO JULGADAS AS OBRAS
          Todo Crente é salvo pela graça (Ef 2.8), mas teremos que mostrar as obras ( Tg 2.12), que sua recompensa é a qualidade do resultado aqui na terra (Ef 6.8); Lc ( 19.16-27).
          A bíblia ensina que todos os crentes salvos terão de prestar conta “ante o tribunal de Cristo” de todos os seus atos praticados por meio do corpo, sem bons ou maus. O apóstolo Paulo compara um cristão como um construtor de vários matérias de uma construção, no sentido espiritual, cada um tem o seu valor ( 1 Co 3.9-15). Ouro- é símbolo das coisas divinas. (Jó 22.23-25). Até a fé será provada como ouro, assim nossa fé sendo testada será mais preciosa. Prata é inferior ao ouro, significa o preço que o Senhor pagou por nossa redenção (Mt 27.3). (Mt 6.20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração). Os materiais de madeira, feno e palha são inflamáveis e perecíveis. Tudo que for com eles não subsistirá.

Vejamos:
Mt 5 11-12 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 alegrai-vos exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

Mt 10.41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo.

Mt 16.27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

1 Co 15.58Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Cl 3 23-25 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens,
24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.
25 Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas.

Gl 6.9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Fp 3.14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

TIPOS DE GALARDÕES
          Galardões são basicamente as  coroas que a bíblia identifica serão recebidas pelos fieis que terão suas obras aprovada no tribunal de Cristo. ( Mt 25.23  Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor).

Coroa da Vida – (Ap 2.10; Tg 1.12), será reservada pelos cristão aprovado na vida Cristã.
Coroa da justiça – ( 2 Tm 4.8), está guardada para os que amam a sua vinda.
Coroa de gloria – ( 1 Pe 5.4), para quem apascentar o rebanho.
Coroa incorruptível – ( 1 Co 9.25), para aqueles que obtiveram vitória sobre a carne ou seja velho homem.
Coroa da alegria – será nossa esperança para sua vinda.

Mas, e se fizermos o mal?

Mt 5.19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Mt 12.36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.

Gl 6.7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Hb 4.13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

          Todo crente nesta vida precisa batalhar pela fé e trabalhar sem cessar, porque nossa recompensa está nos céus Mt 5.12). Não deixemos de orar, pois o vosso adversário anda bramando como leão. ( 1 Pe 5.8). O Senhor Jesus disse que não seria fácil, mas que a nossa confiança fosse depositada Nele (Jo 16.33; Sl 34.19). Assim receberemos nossa recompensa. (Ap 3.11).

CONCLUSÃO
             Todos os crentes salvos tem a capacidade de desenvolver seus talentos, seja um copo de água, pregação, evangelização ou pastoreado, cada um dará conta ao Senhor. (Hb 13.12). Dediquemo-nos a obra do Senhor com fervor e alegria para recebermos nossa recompensa. Perto está o Senhor. ( Hb 10.37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CABRAL, Elienai. “ Escatologia, Estudo da Ultimas Coisas.3º trimestre de 1998”.(Rio de Janeiro: CPAD 1998)

EARLE, Ralph; SANNER, A. Elwood e CHILDERS, Charles L. "Comentário Bíblico Beacon - Vol. 9". (Rio de Janeiro: CPAD, 2006).

PEDRO, Severino. Escatologia. “Doutrina das Ultimas Coisas” (Rio de Janeiro: CPAD, 1998).

PENTECOSTAL, Bíblia de Estudo.” João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida: CPAD, 1995.

RENOVATO, Elinaldo. “O final de todas as coisas”. (Rio de Janeiro: CPAD, 2015)

RENOVATO, Elinaldo. “Revista Lições Bíblicas - 1º trimestre de 2016”. (Rio de Janeiro: CPAD, 2016).

SCOFIELD, Bíblia de Estudo.” Almeida Corrigida Fiel (ACF). (São Paulo; Holy Bible,2009).


SOBRE O AUTOR:
*Joseone Bezerra da Silva. É casado com Maria de Fatima Saraiva. Natural de Mossoró do Rio Grande do Norte-RN, onde congrega na Assembleia de Deus desde 2002 com o cargo de líder de setor de Discipulado. Formado em Bacharel em Teologia e pós graduado em ciências da Religião pela LOGOS  (Centro de Educacional Logos e Instituto de Teologia Reviver para Cristo), mestrado em Teologia (Universidade da Bíblia), Pós-graduado em Psicopedagogia (Apoena), exerce seu ministério com ênfase em Apologética, pregação, interpretação dos textos e aconselhamento bíblico. Contato: joseone-b-silva@hotmail.com


Se você gostou deste artigo, está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e cite a fonte. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário